Kinkakuji, o Pavilhão Dourado

Dia 4: KYOTO - Shimogamo-Jinja, Kinkakuji ou Pavilhão Dourado, Ryoanji, Ninnaji, Arashiyama

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Hoje é o nosso segundo dia inteiro em Kyoto e embora possamos dizer que temos "algumas horas" aqui, já intuímos que neste viagem ao Japão o ritmo da viagem excederá em muito as viagens anteriores dos viajantes de rua. Hoje estamos especialmente felizes, hoje finalmente conheceremos um dos lugares mais famosos do Japão: Kinkakuji, o Pavilhão Dourado.
Mas isso não vai nos intimidar em nenhum caso, mas, ao contrário, nos dá mais força para acordar às 5h15 da manhã e depois do café da manhã na mesma sala do Citadines Kyoto Karasuma-Gojo, algumas das coisas que ontem à noite Compramos na 7Eleven.

Assim, com o corpo e a mente carregados de energia, ficamos nas ruas de Kyoto antes das 7 da manhã.

Começamos a percorrer as ruas de Kyoto

Hoje temos um dia inteiro de visitas novamente e com um enorme desejo de comer a cidade, plantamos no Estação de Quioto onde hoje repetimos a mesma ação de ontem, realizamos passes de 24 horas para o ônibus por 500 ienes.

Estação de Quioto

Máquina de venda automática de passe de ônibus de Kyoto

Embora já tenhamos notado que há vida nas ruas de Kyoto, mostra que hoje estamos na área quase duas horas antes do que fizemos ontem, então estamos quase sozinhos na linha de ônibus número 205, que será a que nos levará diretamente para a primeira parada hoje, o Templo Shimogamo-Jinja.

Ônibus de Kyoto 205 paradas

Ônibus de Kyoto

Levamos um pouco mais de 20 minutos para chegar e o céu ainda está muito nublado, embora, quando verificamos a previsão do tempo, mostrássemos um sol esplêndido para hoje.
Portanto, não nos preocupamos muito com esse problema e continuamos a aproveitar o passeio que nos levará a outra Templos mais famosos de Kyoto.
Do ponto de ônibus 205, você tem que caminhar por 5 minutos e entrar em uma floresta ao longo de um caminho, onde, depois de alguns metros, nos encontramos diante de um Torii que nos diz que estamos nos aproximando do lugar que procuramos.

Templo Shimogamo-Jinja

Ao entrar nas instalações da Templo Shimogamo-Jinja aquele cheiro doce que tem Kyoto.

Barris de saquê na entrada do templo Shimogamo-Jinja

Este santuário remonta ao século XVIII e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Dizem que na área arborizada onde está localizado, você não pode esconder a mentira, por isso é considerado o local ideal para resolver disputas.

Interior do templo Shimogamo-Jinja

O santuário é dedicado ao deus da colheita. Tradicionalmente, água pura era retirada de rios próximos para realizar cerimônias agrícolas e de purificação.

Templo Shimogamo-Jinja

O Hondo, salão principal, data de 1863 e, como a sala Haiden no santuário duplo de Kamigamo-jinja, é um excelente exemplo do estilo arquitetônico dos santuários de Nagare.

Detalhes do templo Shimogamo-Jinja

A cada passo que damos, mais nos apaixonamos Templo Shimogamo-Jinja.

Recinto do Templo Shimogamo-Jinja

A verdade é que tínhamos muitas imagens em mente de tudo o que poderíamos ver neste viagem ao Japão, mas temos que dizer que em dois dias que estamos aqui, todas as nossas expectativas já foram superadas.

Templo Shimogamo-Jinja

Estamos no Templo Shimogamo-Jinja há pouco mais de 45 minutos e, conhecendo o dia apertado que temos hoje, refazemos nossos passos para pegar o ônibus 205, que nos levará diretamente à próxima parada hoje e talvez um dos Imagens mais conhecidas do Japãoo Pavilhão Dourado ou Kinkakuji.
Demorou menos de 10 minutos para chegar do Templo Shimogamo-Jinja até o Pavilhão Dourado e seguimos as indicações que estão nos sinais de trânsito, já que não encontramos nenhum cartel, pelo menos em nosso alfabeto, que indique o caminho que devemos seguir.
Esta é uma das coisas que estamos vendo desde que chegamos a Japão, é muito difícil orientar sem GPS ou pelo menos para nós, pois dissemos que temos uma orientação zero, pois não há muitas indicações dos locais.

Kinkakuji Road, o Pavilhão Dourado

Antes de chegar a Pavilhão Dourado, temos que subir uma ladeira pequena por 5 minutos e, depois de passar pelas bilheterias e pagar 300 ienes por pessoa, você só precisa percorrer alguns metros para nos encontrar.

Entrando no Pavilhão Dourado em Kinkakuji

Ele Pavilhão Dourado ou Kinkakuji Ele nos recebe com um dia particularmente ensolarado, algo que não tínhamos percebido até agora, e nos lembra por que gostamos tanto de viajar.

Kinkaku-Ji impressionante com um céu espetacular ...

Coisas como essas são o que nos fazem querer continuar viajando para sempre.
O famoso Pavilhão Dourado ou Kinkakuji É um dos pontos mais importantes de Japão. O edifício foi construído em 1397 como um lar de idosos para o Ashikaga Yoshimitsu sogún e seu filho transformou-o em um templo.

Ao lado de Kinkakuji, o Pavilhão Dourado

Em 1950, um jovem monge consumiu sua obsessão pelo templo, reduzindo-o a cinzas.
Em 1955, foi concluída uma reconstrução completa que seguiu fielmente o projeto original, mas um revestimento com folhas de folhas de ouro foi adicionado nos andares inferiores.

Kinkakuji impressionante, o Pavilhão Dourado

Kinkaku-Ji em preto e branco

Não podemos parar de olhar ou tirar fotos, é um dos lugares mais bonitos que já vimos.

Outra perspectiva de Kinkakuji, o Pavilhão Dourado

Estamos pasmos com a perfeição que temos diante de nossos olhos.
É incrível!! Awesome !!
Temos apenas uma coisa clara, essa imagem de Pavilhão Dourado ou Kinkakuji Permanecerá para sempre em nossas retinas.

Os minutos passam sem perceber e muitas pessoas começam a chegar, por isso preferimos fazer um pequeno desvio ao redor do lago, seguindo o itinerário da visita e, quando vemos que há menos pessoas, voltamos para a frente do lago. Kinkakuji, para tirar mais algumas fotos.

Vistas de Kinkaku-Ji à distância ...

Saindo de Kinkakuji, o Pavilhão Dourado

Quando olhamos para o relógio, não podemos acreditar, estamos aqui há mais de uma hora e esperamos que a visita seja bastante rápida, pois Pavilhão Dourado ou Kinkakuji Você só pode ver o lado de fora, decidimos que é hora de seguir para o próximo ponto do dia: Ryoan-Ji, outro dos Templos mais importantes de Kyoto.
Mas antes de tudo, paramos para comprar cartões postais e selos por 900 ienes e compramos um café e café com leite nas máquinas de venda automática, por 120 ienes cada.

E agora é hora de tomar um café! Kinkakuji, o Pavilhão Dourado

Com um sol espetacular, aproveitamos a oportunidade para nos sentar em um banco por um tempo, para tomar café com calma e com forças recarregadas, recomeçamos.
Agora é hora de procurar o ponto de ônibus 59 que, depois de algumas voltas, descobrimos que ele está exatamente na mesma saída do complexo de Kinkakuji, no Pavilhão Dourado.
Mas primeiro vemos algo que nos faz atrasar nossa jornada de ônibus, um posto do Hanami Dango, que não podemos perder!
Por 150 ienes, pedimos um e, portanto, temos nossa primeira experiência experimentando a culinária japonesa "na rua" ... E não podemos dizer outra coisa senão ... ótimo!

Desfrutando de ótimos Hanami Dango!

E agora sim, com 100% de energia renovada, vamos ao ponto de ônibus 59 e temos que esperar alguns minutos até que ele chegue.
A viagem para a próxima parada é menos de 10 minutos e descemos em frente à entrada do Templo Ryoan-Ji.
Essa é uma das visitas que mais queremos fazer Kyoto e a verdade é que, com a manhã tão completa que estamos tendo, até acreditamos que é difícil nos surpreender com algo melhor do que o que vimos até agora ...
Pagamos 500 ienes por pessoa para entrar e a primeira coisa que fazemos é percorrer um caminho, cercando um lago, onde o Zen está presente em todos os cantos.

Templo de Ryoan-ji

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em Kyoto por viajantes em espanhol:

- Visita guiada a Kyoto
- Excursão a Nara e Inari
- Excursão a Osaka
- Excursão Himeji e Kobe
- Excursão a Arashiyama e à cidade imperial de Uji

-Mais excursões e passeios em Kyoto aqui

Trilhando o caminho que nos levará ao jardim zen do templo Ryoan-ji

Templo de Ryoan-ji

Uma das partes mais bonitas do templo Ryoan-ji é o lago Kyoyo-chi, que nos deixa totalmente encantados assim que o temos diante de nós.

Lago Kyoyo-chi no templo de Ryoan-ji

Chegamos ao recinto do próprio jardim e, depois de tirar os sapatos, passamos por uma área de exposição e seguimos direto para o jardim zen.

Jardim Zen do Templo Ryoan-ji

O templo Ryoan-ji pertence à escola Zen Rinzai e foi fundado em 1450. A atração mais famosa desse templo é o jardim, organizado de acordo com o estilo kare-sansui ou com a paisagem seca.
Uma austera coleção de 15 rochas é encerrada dentro de um muro de terra, aparentemente flutuando em um mar de areia.

A plataforma para ver o Jardim Zen quase sempre está lotada de pessoas e hoje não poderia ser menor, por isso intuímos que a melhor hora para visitar é a primeira coisa de manhã.

Contemplando o incrível Jardim Zen do Templo Ryoan-ji

Em algumas ocasiões comentamos a energia que sentimos em alguns lugares que visitamos, como aconteceu em Lisboa, na Igreja de São Domingo e hoje aqui, no templo de Ryoan-Ji, foi um dos lugares em que fomos surpreendidos pelo maneira mais forte.
Nesta ocasião, a energia que nos rodeia produz uma paz incrível, sentida em todos os cantos.
Eu não me importaria de ter 1000 pessoas ao meu redor gritando, porque naquela época éramos apenas o Jardim Zen e eu.

Informações mais práticas para preparar sua viagem a Kyoto

- 50 coisas para ver e fazer em Kyoto
- 10 lugares essenciais para visitar em Kyoto
- 10 lugares essenciais para ver no Japão
- As melhores dicas para viajar para o Japão
- O melhor seguro de viagem para o Japão
- Onde comer em Kyoto: restaurantes recomendados
- Reserve aqui seu JRP de 7,14 ou 21 dias com frete incluído

Depois de alguns minutos, sentados, admirando o que temos diante de nós, sentimos com baterias 100% carregadas. É algo muito difícil de explicar, só podemos dizer que é uma sensação incrível e que, depois de meia hora sentado ali, acordamos com “algo” que não veio conosco quando chegamos…

Jardim Zen do Templo Ryoan-ji

Modelo do jardim zen do templo Ryoan-ji

Quando partimos, por um caminho possível, mais espetacular do que o próprio jardim, percebemos que estamos aqui há mais de uma hora e, embora com baterias recarregadas, não podemos ignorar o tempo, seguimos em direção à parada do ônibus 59 para ir para Ninna-Ji.

Saindo do Templo Ryoan-ji

Templo de Ryoan-ji

As outras partes do recinto são ainda mais bonitas que o próprio Jardim Zen. E, como fizemos na entrada, nos perdemos novamente no lago Kyoyo-chi.

Kyoyo-chi. Templo de Ryoan-ji

Vistas de Kyoyo-chi. Templo de Ryoan-ji

Mas estando na parada, conectamos o GPS e vemos que estamos a apenas 600 metros, então decidimos caminhar, porque hoje, até agora, foi um dia de transferências de ônibus e precisamos aquecer as pernas!
Em alguns minutos, chegamos à entrada de Ninna-Ji e, ao nos aproximarmos, vemos o que nos espera, outra “pérola” de Kyoto.

Ninna-ji

O Templo Ninna-ji foi construído em 842 e é o mais importante do ramo Omura da escola budista Shingon.

Entrando em Ninna-ji

Os edifícios atuais do templo e o pagode de 5 andares são do século XVII.

Pagode de Ninna-ji de 5 andares

Passa um pouco das 12h30 da manhã quando terminamos a visita a Ninna-ji, com muito bom gosto e completamente convencidos de que Kyoto não vai parar de nos surpreender enquanto estamos aqui ...

Ninna-ji

Vendo que horas são, estamos a caminho de Arashiyama, outra das máximas em Kyoto e isso nos garante um final incrível para um dia que está se mostrando impressionante.
Hoje acaba o show de luzes que eles fazem todos os anos nessas datas em Arashiyama e teremos a sorte de poder aproveitá-la esta noite, quando você acender as centenas de lanternas que nos guiarão através de um dos lugares mais representativos nesta área da cidade.
Em frente a Ninna-Ji, pegamos o ônibus 56 e, na última parada, saímos para fazer uma transferência e pegamos o ônibus número 11 que nos deixará diretamente em Arashiyama.

Ônibus de Kyoto

Em Kyoto Existem centenas de templos que queremos conhecer, mas é impossível fazer tudo nos dias que temos, por isso temos que seguir o caminho dos mais conhecidos e importantes e se há algum tempo para aproveitar tudo para saber tudo nós podemos
Hoje, sendo um feriado em Arashiyama, o ônibus 11 não para dentro de Arashiyama, teremos de descer alguns metros do local onde costumamos parar e caminhar alguns metros.

Ônibus de Kyoto para Arashiyama

Isso não vai mal para tirar proveito e encontrar um lugar para encher o estômago!
Assim que descemos do ônibus, somos imersos em uma atmosfera festiva que nos cerca e nos faz sorrir sem perceber e nos olhar pensando a mesma coisa: a cada minuto que passa, gostamos mais Japão.

Vistas de Arashiyama

Ruas de Arashiyama

Depois de um bom passeio pelas ruas de ArashiyamaParamos em um restaurante onde pedimos dois pratos de soba gelado de tempura e uma cerveja, além de chá, que eles colocaram de graça, por 2300 ienes.

Comer em Arashiyama

Nós comemos fenomenal, mas a anedota permanece quando a garçonete nos avisa que o macarrão está “frio” e nós, acreditando que ela está cometendo um erro, acenamos com a cabeça sem virá-lo… e quando o prato chega à mesa… acontece que Macarrão está frio !!! E a verdade é que, embora não sejam ruins, comer macarrão frio ... não é nosso 😉
E quando são quase três da tarde, vemos que é hora de voltar aos trilhos para visitar as áreas mais importantes de Arashiyama.

Arashiyama

Avião de Arashiyama

O distrito de Arashiyama, localizado no sopé das montanhas ocidentais de Kyoto, é o mais importante em termos de pontos de interesse.
A maior atração é a famosa Arashiyama Bamboo Forest e muitos dos Templos de Arashiyama.
No primeiro templo que vamos é o famoso Tenryū-ji, onde pagamos 500 ienes por pessoa para entrar e nada mais para fazê-lo, somos novamente dominados por uma atmosfera zen que nos deixa com uma sensação de relaxamento total.

Tenryu-ji

Detalhes de Tenryū-ji

Tenryū-ji é um dos templos mais importantes da escola Zen Rinzai. Foi construído em 1339 no antigo enclave da casa de campo do imperador Go-Daigo, depois que um padre sonhava com um dragão que emergia do rio próximo.
O sonho foi interpretado como um sinal do espírito do imperador que estava inquieto e um templo foi construído para acalmá-lo.

Tenryū-ji

Os edifícios atuais são de 1900 e o jardim zen do século XIV.

Uma das partes de Tenryū-ji está sendo restaurada, por isso não podemos acessar essa área, mas continuamos caminhando por seus fantásticos jardins, até chegarmos a um dos Lugares mais famosos de Kyoto e de Arashiyamao incrível Arashiyama Bamboo Forest.

Saindo de Tenryū-ji

E o que podemos dizer? Não podemos escrever nenhuma frase que não contenha a palavra impressionante ou incrível.

Arashiyama Bamboo Forest

Essa é a única descrição que podemos dar a outro dos lugares mais bonitos que já estivemos.

Um dos lugares mais incríveis que já visitamos ... Bambu de Arashiyama

Imortalizando a floresta de bambu de Arashiyama

Aqui, como poderia ser diferente, nos divertimos tirando fotos e tentando capturar tudo o que sentimos com as câmeras. Algo que não é fácil e custa muito para capturar em uma única imagem.

Diversão empoleirada na floresta de bambu de Arashiyama

Arashiyama Bamboo Forest

Deixamos o Arashiyama Bamboo Forest e descemos algumas ruas espetaculares, com uma atmosfera festiva, em busca do Templo Nison-in, embora não seja fácil de alcançar, porque estamos sempre parando com tudo o que vemos e faz parte da sinalização, como já mencionamos em alguns ocasião, não é muito bom ...

Saindo da floresta de bambu de Arashiyama

No final, encontramos o caminho que devemos seguir para chegar lá e em menos de 5 minutos estamos lá !!

Detalhes de Arashiyama

O que você vê em Arashiyama

Casas em Arashiyama

Mas, uma vez na porta, vemos que o tempo está chegando, por isso não entramos e continuamos caminhando por essa área de Arashiyama, cada vez mais apaixonados, não só por Kyoto, mas de todo um país que excede em muito todas as expectativas que havíamos colocado nele.
Fazemos uma parada técnica em uma loja de artesanato, onde eles oferecem um par de chás verdes, o que nos faz sentir bem e aproveitamos a oportunidade para obter um belo conjunto de copos de bambu por 3680 ienes.

Portão do Templo de Nison-in

A partir daqui, continuamos nos perdendo nas ruas de Arashiyama até chegarmos ao templo Gio-ji, mas quando chegamos lá, vemos que é depois das 16h30, para que não possamos mais entrar.

Portão do Templo de Gio-ji

É claro que da próxima vez que chegarmos a Japão, teremos deixado muitas coisas para saber ainda.
Sendo quase 5 da tarde e a hora em que a iluminação começa Arashiyama, decidimos começar a refazer nossas etapas para estar na área de Arashiyama Bamboo Forest quando começa

Arashiyama

E esperar nada melhor do que sentar em um bar na praia, com um hanami dango na mão, por 100 ienes por palito.

Recarregando energias em Arashiyama

Arranjando tempo em Arashiyama

E pontual, como dizem as regras japonesas, as centenas de lanternas que invadem todas as ruas e templos de Arashiyama.
Awesome!

E a luz chega a Arashiyama ...

E embora as fotos não possam realmente mostrar o que temos diante de nossos olhos, não há nada melhor para que pelo menos elas possam se tornar uma amostra.
E a surpresa vem, se é possível ser surpreendido a essa altura do dia, quando voltarmos ao Arashiyama Bamboo Forest, que agora parece mais impressionante, se possível ...

Awesome !! Arashiyama Bamboo Forest

Quando são 19:00, terminamos o dia em Arashiyama e vamos à procura de um ônibus que nos retorne à área de nossa hotel em Kyoto, o Citadines Kyoto Karasuma-Gojo.
No final, depois de um bom tempo na parada, estamos quase congelados, hoje o frio Arashiyama Foi notado muito, o ônibus número 11 que nos leva à área de Gojo, onde é onde temos nossa hotel em Kyoto.

Natal em Kyoto

Fomos até a sala para deixar nossas mochilas e quase sem descansar descemos para um dos restaurantes que temos ao lado, onde estreamos com os famosos pratos de plástico e máquinas de bilhetes!
Pedimos duas travessas de arroz com frango amassado e não vamos mentir, a verdade é que não somos muito engraçados, mas com o dia que tivemos hoje, precisamos cobrar energia, então comemos tudo como campeões .

Jantar em Kyoto

E depois de descansar um pouco e antes de irmos para a sala descansar, passamos pelo 7Eleven para recarregar a sacola de café da manhã e vários lanches e vamos direto para sonhar Kyoto
Estamos viajando pelas ruas há mais de 15 horas e, apesar de estarmos presos ... estamos ansiosos para amanhã voltar a "viver" esta cidade que se apaixonou por nós ...

Kinkakuji, um dos lugares mais impressionantes do Japão

Apreciando Ninna-ji

Arashiyama Bamboo Forest
Dia 5