Trekking Tongariro Alpine Crossing na Nova Zelândia

Pin
Send
Share
Send

Dia 11: Trekking Tongariro Alpine Crossing na Nova Zelândia

Ele Trekking Tongariro Alpine Crossing na Nova ZelândiaFoi uma das principais razões para esta viagem à Nova Zelândia em 36 dias e finalmente chegou o dia em que conheceremos esse lugar incrível, considerado por muitos como o dia de trekking mais bonito do mundo.

O alarme soa quando são 4:30 da manhã, quando é hora de pegar tudo no motorhome de Jucy, calçar nossas botas de trekking, tomar um café e tomar café da manhã, pois quando faltam alguns minutos até as 6 para chegar a Ketetahi, O ponto final do trekking em Tongariro, onde está localizado o ponto de encontro, de onde o hotel que reservamos ontem, leva-nos em 30 minutos a Mangatepopo, a porta de entrada para o trekking.
Lembre-se de que se estiver interessado em fazer um percurso pela Nova Zelândia de motorhome, recomendamos que você olhe a página Motorhome Republic, onde você pode ver todas as opções disponíveis de motorhome, preços e fazer a reserva diretamente.


A partir deste ponto, e sabendo de todas as dúvidas que tivemos ao decidir se devemos ou não fazer a Tongariro trekking, queremos contar todos os detalhes dessa caminhada e também como a experiência de desfrutar de um dia do Trekking mais famoso da Nova Zelândia.

Travessia alpina de Tongariro na Nova Zelândia

A primeira coisa que consideramos importante é saber um pouco onde Tongariro Alping Crossing ou Trekking Tongariro na Nova Zelândia. Este local, famoso pelas filmagens de muitos filmes, entre os quais O senhor dos Anéis, que o tornou ainda mais conhecido, está localizado no Parque Nacional Tongariro e ocupa uma área de quase 800 km2 da Ilha Norte da Nova Zelândia.
Sua área mais famosa, onde é realizado o trekking, são três vulcões ativos: o Ruapehu, o Ngauruhoe e o Tongariro. Todos eles podem ser vistos em dias claros a partir de diferentes pontos da caminhada, além de lagos de impossíveis águas coloridas e paisagens que parecem outro mundo.

Trekking de travessia alpina de Tongariro

O Monte Ruapehu é o mais alto de todos, com 2797 metros, e também é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, especialmente após a erupção de 1953, quando uma das bordas desabou, arrastando tudo em seu caminho, incluindo uma ponte através da qual um trem passou, causando a morte de 150 pessoas.
Atualmente, esse vulcão ainda está ativo, assim como seus vizinhos, portanto, mesmo que pareça um piada Eles já alertam que, em caso de alarme, não pare e continue a estrada o mais rápido possível, sem olhar para trás.

O Tongariro, com 1967 metros, é o monte mais baixo, mas também um dos mais famosos também recebe o nome do parque. Atualmente ainda ativo, a última grande erupção ocorreu em 2012 e causou a suspensão do trekking por um ano.

Nascer do sol no Tongariro

E finalmente, na área nordeste do Ruapehu, pode ser visto no Monte Ngauruhoe de 2287 metros, também conhecido como o Monte do Destino no filme O senhor dos Anéis. Com uma forma cônica perfeita, essa é uma das vistas mais impressionantes da cidade. Tongariro trekking, se você é ou não fã da trilogia e, é claro, um dos lugares imperdíveis da Nova Zelândia.

Mount ngauruhoe

Fatos sobre Trekking em Tongariro

Deixamos os dados mais básicos do trekking em Tongariro, para que, desde o início, você possa conhecer os aspectos mais básicos e determinar se eles se encaixam em sua viagem.

  • Duração: 6-8 horas. Fizemos isso em 9, mas na área dos lagos Red Crater e Emerald, paramos praticamente uma hora para tirar fotos e também fizemos uma parada de 30 minutos em La Laguna Azul para comer.
  • Distância para viajar: 19,4 quilômetros. Lembre-se de que não é circular.
  • Dificuldade: Embora todos (ou a maioria) considerem esse trekking difícil, após a experiência mais do que difícil, diríamos que é cansativo na última parte, pois são várias horas de descida contínua, nas quais joelhos e joelhos As pernas parecem incapazes de dar mais. Sim, há algum estágio cansado ou o da Cratera Vermelha, em que a descida é complicada por ser muito escorregadia.

Mapa de Trekking de Tongariro. Imagem do site oficial do Parque Tongariro

Como chegar ao início da travessia alpina de Tongariro?

Após esta pequena introdução, queremos explicar como chegar a Tongariro Alpine Crossing e onde o trekking de Tongariro começa e termina, pois sabemos por experiência que não é fácil entender se você ainda não leu sobre este tópico.
A primeira coisa a saber é que esse trekking não é circular; portanto, você precisará de um transporte que o leve do ponto final ao ponto inicial, onde você terá deixado seu veículo.

Mapa de localizações de Tongariro Alpine Crossing

Como você pode ver na imagem a seguir, o trekking não é circular, portanto, como comentamos, sempre que você quiser ter seu veículo, você deve:
1. Procure por acomodação (ponto D) na zona inicial ou final do trekking. Isso não é essencial, mas de acordo com a nossa experiência, é altamente recomendável, considerando que o melhor é começar de manhã cedo e, quando terminar, tudo o que você precisará é de um banho e descanso. Ficamos no Tongariro Holiday Park, que é uma das acomodações mais recomendadas em Tongariro.
2. Vá no seu veículo do seu alojamento até o Ponto C (Ketetahi), que é o final da caminhada, quando você terminar, terá o motorhome.
3. Reserve um ônibus para levá-lo do ponto C (Ketetahi) ao ponto A (Mangapopo), para iniciar o cruzamento alpino de Tongariro.
4. Lembre-se de que existem várias empresas para realizar essa transferência e é recomendável reservar com antecedência. Optamos pelo Mountain Shuttle, pois ele nos oferece estacionamento seguro e sabendo que nos últimos tempos houve alguns casos de roubo, preferimos optar por eles.
Todos eles têm várias saídas, geralmente entre 6 e 10 da manhã, o que permite realizar o trekking perfeitamente.

Outra opção é reservar esse traslado de ida e volta no cruzamento alpino de Tongariro.
5. Como você pode ver na foto, depois de terminar a caminhada, você chegará ao ponto C (Ketehahi), onde terá seu motorhome, que restará pela manhã.
Lembre-se de que a empresa Mountain Shuttle tem estacionamento no ponto indicado no último mapa do posto, em preto com um "P", que cruza a estrada SH47, a 1 km do estacionamento oficial de Mangapopo.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Nova Zelândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Nova Zelândia
- 10 lugares essenciais para ver na Nova Zelândia
- O melhor seguro de viagem para a Nova Zelândia

Outra opção é optar por reservar um serviço de transporte em sua acomodação, a maioria possui, o que o levará nos horários disponíveis (geralmente com várias opções de manhã) até o Ponto A (Mangapopo) e o buscará no Ponto C (Ketetahi) à tarde.
Realmente gostamos de fazer essa opção para evitar a necessidade de pegar o motorhome, o principal problema é que eles costumam ter apenas 2 horas de pick-up, 14h e 16h30. Embora, em princípio, esses horários estejam em conformidade com as previsões de duração do trekking, isso nos levou a aguardar o ônibus e um horário, por isso preferimos optar pela primeira opção, que nos permitia ficar sempre livre de horários.

Como fazer em Trekking Tongariro

Você provavelmente está se perguntando por que estamos sempre considerando o trekking em Tongariro, começando com Ketetahi e terminando com Mangapopo, quando isso não é circular e pode ser feito nos dois sentidos.
Bem, existem duas razões fundamentais. Fazer o inverso, conforme recomendado, envolverá um duplo esforço, pois as encostas são muito mais consideráveis ​​se você fizer a caminhada para trás. Além disso, as opiniões que você teria nesse caso são muito piores, pois as essenciais não seriam vistas de frente, mas de costas.

Tongariro trekking

Passeio Trekking em Tongariro

Embora tecnicamente o Trekking de Tongariro, com 19,4 quilômetros, não esteja dividido em etapas, para facilitar a conversa sobre os locais e as dificuldades, nós os dividimos da seguinte maneira, na qual também indicamos os horários em que Nós criamos a nós mesmos, para que você possa ter uma idéia do tempo que pode levar.

Começamos a caminhada de Tongariro às 7:15 da manhã, um momento perfeito nesta época do ano, pois é quando o amanhecer começa, você pode ter a luz do dia e, à medida que a manhã avança, os vulcões geralmente ficam limpos. Também sair tão cedo permitirá que você faça o trekking com um pouco de tranquilidade e tenha horas suficientes para aproveitá-lo ao máximo.

  • Etapa 1: Estacionando Mangatepopo a Soda Springs - 1:15 horas
  • Etapa 2: Soda Springs até a cratera do Sul - 1:45 horas
  • Etapa 3: Cratera do Sul até a Cratera Vermelha - 45 minutos
  • Etapa 4: Cratera vermelha nas piscinas Emerald - 60 minutos. Neste ponto, queremos comentar que o lógico é levar cerca de 15 a 20 minutos, embora tenhamos parado muito para tirar fotos.
  • Etapa 5: Piscinas Esmeraldas - Lago Azul - 20 minutos
  • Etapa 6: Lago Azul até a cabana de Ketetahi - 1:15 horas
  • Etapa 7: Ketetahi cabana para o estacionamento Ketetahi - 1:30
  • Etapa 8: Estacionamento Ketetahi - Mountain Shuttle Parking - 15 minutos

Travessia Alpina de Tongariro

Além disso, a partir da estrada principal do Tongariro Trekking, você pode fazer algumas caminhadas ou trekking "extra":

  • Soda Springs: 2 milhas e cerca de 20 minutos. Praticamente no início do trekking.
  • Subida ao vulcão Ngauruhoe ou - Monte do Destino: 6 quilômetros e cerca de 3 horas de viagem. Pelo que lemos, é um trekking muito exigente e também existem algumas áreas onde você praticamente precisa escalar.
  • Subida ao vulcão Tongariro: Cerca de 2 horas de ida e volta.

Etapas de travessia alpina de Tongariro

No nosso caso, não realizamos nenhum deles, pois isso envolveu a adição de muito tempo e esforço ao trekking principal, portanto, preferimos não correr riscos e concluir o cruzamento alpino de Tongariro.
O que tivemos que acrescentar é a rota do ponto A (estacionamento Ketetahi) até o estacionamento da Mountain Shuttle, que envolveu a adição de 19,4 quilômetros de trekking, mais um quilômetro.

Tongariro Trekking Stages

Nesta seção, explicaremos um pouco mais sobre cada uma das etapas do cruzamento alpino de Tongariro.

Etapa 1: Estacionando Mangatepopo a Soda Springs - 1:15 horas

Dificuldade: Fácil
Esta pode ser considerada a primeira etapa do trekking, sendo a primeira parte muito plana, na qual existem até algumas das áreas da passarela. Após aproximadamente 15 minutos de caminhada, você pode virar à esquerda para chegar à Mangatepopo Hut e aos banhos, cerca de 5 minutos a pé.
Caso você não queira ir ao banheiro, siga o caminho principal, onde verá como as paisagens mudam completamente.

Primeira Etapa do Trekking Tongariro

É nessa fase que, em um determinado momento, você pode ver o famoso pôster que o alerta para seguir uma série de recomendações, além de pedir que você saia do trekking se o tempo estiver ruim ou se você não estiver suficientemente preparado.

Primeira Etapa do Trekking Tongariro

Etapa 2: Soda Springs até a cratera do Sul - 1:45 horas

Dificuldade: Moderada (cansada)
Esta etapa, também conhecida como Escada do Diabo, é uma das mais íngremes do Trekking Tongariro, que sobe de 1400 a 1600 metros acima do nível do mar.
Como recompensa pelo esforço, temos que dizer que as vistas em dias claros são incríveis, podendo ver até o cone Taranaki se você olhar para o oeste.

Segunda Etapa do Trekking Tongariro

Embora toda a viagem seja segura, sendo uma boa parte das escadas e algumas áreas de lava, é aconselhável que seja fácil evitar quedas ou torções.

Etapa 3: Cratera do Sul até a Cratera Vermelha - 45 minutos

Dificuldade: Moderada (cansada)
A terceira etapa do cruzamento alpino de Tongariro continua bastante cansada, pois continua sendo uma ladeira importante, embora aqui o terreno seja muito mais compacto, por isso é mais fácil avançar.
Como no estágio anterior, se o dia estiver claro, você poderá desfrutar de vistas deslumbrantes sobre o vale Oturere, o deserto de Rangipo e as cadeias montanhosas de Kaimanawa até o final, alcançando a impressionante Cratera Vermelha, uma das vistas mais impressionantes da região. Travessia alpina.

Terceira etapa do Trekking Tongariro

Embora, como dissemos antes, o caminho seja estável, em dias de vento, é preciso ter cuidado, pois não há proteção na área mais alta e quando você caminha pelo caminho principal da cordilheira.

Terceira etapa do Trekking Tongariro

Etapa 4: cratera vermelha e piscinas de esmeralda (Emerald Lakes) - 60 a 75 minutos

Dificuldade: Difícil
Como mencionamos anteriormente, passar desta etapa não deve levar mais de 15 a 20 minutos, apesar da dificuldade da descida em uma ladeira incrivelmente escorregadia. No nosso caso, paramos entre uma hora e uma hora e meia desde que paramos inúmeras vezes para tirar fotos e acreditamos que é apropriado se você quiser desfrutar de uma das paisagens mais impressionantes do Togariro.
Depois de deixar a Cratera Vermelha para trás, depois de caminhar alguns metros, você se encontrará cara a cara com os Lagos Esmeralda, provavelmente a imagem mais conhecida do trekking, o que, com certeza, aliviará e fará você esquecer qualquer esforço anterior.

Cratera vermelha

Uma vez nesse ponto, a área mais difícil do trekking começa, já que você deve descer uma crista bastante íngreme, na qual o solo não é estável. Nesse ponto, mesmo que você carregue bengalas, recomendamos que você avance primeiro dirigindo o calcanhar de suas botas e depois colocando o resto do pé. Dessa forma, você poderá escorregar muito menos e fortalecer sua pegada, evitando quedas e escorregões.

Vistas dos Lagos Esmeralda

Aconselhamos que você reserve algum tempo em áreas com melhores vistas, para desfrutar delas, pois durante a descida é difícil não manter os olhos nos pés para evitar cair.

Etapa 5: Piscinas Esmeraldas - Lago Azul - 20 minutos

Dificuldade: Fácil
O caminho principal da travessia alpina de Tongariro continua ao longo da cratera central e depois leva uma área completamente plana para o lago azul. Este é o lago Tapu, sagrado para os Maori, por isso é proibido tocá-lo, tomar banho, comer ou beber em suas margens.
Caso você queira parar para comer alguma coisa, como nós, fique no topo, de onde terá vistas incríveis, mas sempre demonstrará respeito pelas crenças do lugar.

Lago azul

Antes de chegar à subida que leva ao lago Tapu, não pare de virar. Ao fazer isso, você pode desfrutar de uma das vistas mais impressionantes com o Tongariro e a Cratera Vermelha no horizonte. À sua direita, ao virar, você verá a impressionante língua de lava causada pela última erupção.

Etapa 5 do Trekking para Tongariro

Etapa 6: Lago Azul até a cabana de Ketetahi - 1:15 horas

Dificuldade: Fácil (Muito cansada)
Depois de passar por uma subida curta e não muito íngreme, você chegará à Cratera do Norte, de onde terá vistas deslumbrantes do Monte Pihanga, do Lago Rotoaira e do Lago Taupo. Nesta fase, 95% da estrada está em declive e atravessa uma área protegida, por isso é importante não deixar o caminho marcado ou as passagens habilitadas.

Etapa 6 do Trekking Tongariro

Esta etapa leva você ao Refúgio de Ketetehai, onde há serviço de banheiro. No nosso caso, consideramos que a dificuldade é fácil, pois não envolve nenhum risco, o problema é que, com a fadiga acumulada e com tanto tempo de descida, os joelhos e as pernas são carregados tanto que às vezes parece que você não consegue mais continuar.

Etapa 7: Ketetahi cabana para o estacionamento Ketetahi - 1:30

Dificuldade: Fácil (Muito cansada)
Como na etapa anterior, isso também não apresenta dificuldade, o principal problema é que o caminho continua em baixa e, neste momento, já é um verdadeiro quebra-pernas. No meio do caminho, você atravessará a área de Ketetahi Springs, que, sendo privado, não deve atravessar e, à medida que avança, percorrerá os últimos quilômetros por uma floresta incrível, que termina no estacionamento de Ketetahi.

Sétimo Trekking Tongariro Stage

Floresta na sétima etapa do Trekking de Tongariro

Etapa 8: Estacionamento Ketetahi - Mountain Shuttle Parking - 15 minutos

Dificuldade: Fácil (Muito cansada)
Essa última etapa só deve ser realizada se, como no nosso caso, você contratou o transporte com a Mountain Shuttle e deixou seu veículo no estacionamento vigiado, a um quilômetro do ponto final do Trekking Tongariro.
O palco percorre a estrada completamente plana e a única dificuldade é o cansaço acumulado das últimas horas, o que faz com que as pernas não respondam.

Mountain Shuttle Parking

Dicas para fazer o cruzamento alpino de Tongariro

Após as explicações anteriores sobre o cruzamento alpino de Tongariro e as etapas de trekking, queremos deixar algumas dicas para fazer essa caminhada que acreditamos, elas podem servir para você se organizar melhor e aproveitar o que dizem, é o dia de trekking mais bonito do mundo.

  • A primeira coisa que acreditamos que você deve fazer antes de enfrentar o Tongariro Trekking é verificar o clima e, se possível, monitorá-lo alguns dias antes através de um aplicativo como o Metservice, que é o que os serviços de acomodação e transporte usam. Além disso, é recomendável que você tenha alguma dúvida, vá ao Centro de Visitantes ou ligue por telefone para que eles apresentem o último boletim meteorológico.
    Não se esqueça que, embora pareça incrível, o clima na Nova Zelândia muda muito em questão de horas, mas em Tongariro, isso acontece em questão de minutos. O fato de você ter começado a caminhar com um sol incrível, não significa que ocorra uma tempestade no meio do caminho, que torna essa caminhada o pior dos seus sonhos. É por isso que vale a pena ser cauteloso e levar em consideração a previsão do tempo.
  • Diante do exposto, é importante usar casaco, calça comprida, camisa de manga comprida, capa de chuva, chapéu, luvas e cachecol. Embora haja momentos do dia em que está ensolarado, você não os usará, é provável que precise primeiro e do último.
  • Além de roupas, é importante usar sapatos adequados para esse tipo de trekking. Vimos pessoas com sandálias e tênis. É perfeitamente viável fazê-lo com este sapato, mas garantimos que, se você não tiver experiência, provavelmente será mais fácil sofrer uma queda ou escorregamento.
  • Lembre-se de que não há bebidas ou serviços de alimentação em todo o Tongariro Trekking. Tudo o que você precisa deve levar na mochila. Recomendamos que você não carregue muito. Vários lanches (nozes ou barras energéticas) e um lanche no café da manhã são suficientes. Também é importante trazer água. Carregamos 2 garrafas de um litro e meio e ainda temos uma. Avalie antes de carregar com mais ou menos peso a quantidade necessária.

Vistas da Terceira Etapa do trekking

  • Sempre que possível, recomendamos que você inicie a caminhada pela manhã, para que você possa parar para tirar fotos e descansar, além de caminhar com mais tranquilidade.
  • Como mencionamos anteriormente, para nós a dificuldade de Trekking Tongariro não é algo técnico, o principal problema É o cansaço que você enfrenta, especialmente nas duas últimas etapas, que continuam ladeira abaixo por mais de 3 horas e literalmente quebra as pernas.
    Em um nível difícil, o estágio da Cratera Vermelha, sendo uma descida íngreme e um terreno instável, é o mais complicado, mas nada que não possa ser feito com tranqüilidade.
  • Se você tiver vertigem, não se preocupe. Em qualquer um dos estágios, você passa por áreas nas quais ele pode ser um truque. A única área seria a Cratera Vermelha, onde mais do que a altitude, a descida pelo terreno pode ser problemática.
  • Como também comentamos no início do post, recomendamos que você não faça esse trekking da outra maneira, como fizemos, e 99% das pessoas o fazem. Vimos alguns viajantes fazendo o oposto e o esforço, além de duplo, as vistas que tinham eram totalmente diferentes, para encontrar sempre as vistas e paisagens mais impressionantes nas costas.

Vistas de Ngauruhoe

  • Em todas as brochuras que lemos, eles dizem que o trekking dura de 6 a 8 horas. Demoramos cerca de 8:30 horas fazendo muitas paradas e descansando sempre que precisávamos. Começando no início da manhã, às 7h15 da manhã, chegamos ao estacionamento às 15h45, por isso ainda tínhamos uma margem muito ampla de tempo até as 5-6 da tarde, que é a hora em que você já deveria estar no último estágio se demorar muito.
  • Outra coisa é ter em mente que, embora em alguns blogs você leia que pode estacionar nas margens da estrada Ketetahi Parking (ponto final da caminhada), atualmente não é esse o caso. Agora, existem sinais que indicam que você só pode estacionar 4 horas nessas áreas; portanto, se você for fazer uma caminhada, é impossível estacionar do lado de fora do estacionamento.
  • Também é proibido passar a noite em qualquer um dos estacionamentos

Primeira Etapa de Trekking

Conclusões de Tongariro

Após a nossa experiência, só podemos recomendar caminhadas até Tongariro. O que realmente chamou nossa atenção é o rótulo de grande dificuldade que vimos colocar muitos viajantes.
Entendemos que, se você faz isso em um dia ventoso ou chuvoso, a experiência deve ser incrivelmente difícil, mas se você fizer em um dia em que o tempo esteja estável, garantimos que qualquer pessoa que realize um mínimo de atividade física poderá fazê-lo .
Ele está cansado, não vamos negar, principalmente a última parte, em que a descida faz com que as pernas tenham momentos que você não percebe, mas garantimos que, no nível de dificuldade, nenhuma técnica é necessária.
O único ponto "crítico" é a descida da cratera vermelha, na qual, devido à instabilidade da terra, é mais provável que você deslize. Sabendo disso, é importante ir devagar, tomando precauções e, mesmo que você ache necessário, leve bastões para ajudá-lo.

Tongariro trekking

Em resumo: não lhe diremos que é fácil. Mas não lhe diremos que é difícil ou impossível. Nós apenas lhe diremos o que pode ser feito, mais rápido ou mais devagar, independentemente do seu estado físico.
E, acima de tudo, lhe diremos: não deixe ninguém lhe dizer que é impossível. Não deixe ninguém colocar medo em seu corpo e condicioná-lo. Pense que seus medos estão falando com você e eles só querem que você não tente.

Tongariro trekking na Nova Zelândia

Assim, após oito horas de intensa caminhada, chegamos ao Estacionamento Ketetahi, de onde viajamos o último quilômetro até o estacionamento seguro do Mountain Shuttle, encontramos nosso motorhome com o qual retornamos ao Tongariro Holiday Park, nosso alojamento em Tongariro, onde depois de um banho restaurador e de lavar e secar roupa, jantamos e caímos como crianças, sonhando com um dos dias mais incríveis que vivemos até agora na Nova Zelândia.

Deixamos o mapa da rota de trekking alpino de Tongariro na Nova Zelândia, com todos os locais, como os estacionamentos de Ketetahi, Mangatepopo, Monte Ruapehu, Tongariro, Monte Ngauruhoe ... etc

Dia 12: Tongariro - Lugares para ver na estrada mundial esquecida: Taumurunui - Túnel Moki, Whangamomona, Sela Pohokura, Sela Strathmore, Túnel Makahu - Taranak

Pin
Send
Share
Send