Observação de baleias em Húsavík, Islândia

Dia 10: HÚSAVÍK - KAFLA: Cratera do Viti - HÚSAVÍK: Observação de baleias - GODAFOSS - AKUREYRI

Hoje, acordamos às 6h30 da manhã e apenas olhamos pela janela, vemos um céu com anúncio de neblina e chuva, precisamente hoje que temos o observação de baleias em Húsavík às 8h30 com a North Sailing.
Tomamos café da manhã no Húsavík Cape Hotel, menos do que realmente gostaríamos, mas, cientes do que poderia acontecer a seguir no navio, preferimos não passar por cima e, portanto, não carregar o estômago muito cheio.
Poucos minutos depois das 8 da manhã, pegamos o carro com as malas carregadas e estacionamos em frente ao porto de Húsavíkem frente ao Cabine de bilhetes North Sailing.

Assim que saímos do carro, vemos que, neste estacionamento, só podemos ter 90 minutos, então temos que descer a rua paralela ao porto para encontrar outro estacionamento e dar uma volta na chuva que está começando a cair para chegar a tempo ao nosso encontro com ele observação de baleias em Húsavík.
Uma vez na bilheteria, eles nos dizem que sairemos às 9 da manhã para embarcar em um navio maior, já que o tempo não está muito calmo, por isso reservamos um tempo para tomar outro café em suas instalações por 390 ISK.
Faltam 10 minutos para as 9 e, quando vamos às bilheterias, a equipe nos diz que o navio partirá no horário marcado, mas eles nos alertam que as condições climáticas são muito ruins e que o navio se mexe bastante. Eles nos dizem que querem ser honestos conosco e não recomendam que tenhamos a experiência se formos "novatos".
Como alternativa, eles nos oferecem tour de observação de baleias em Húsavík a partir das 3 da tarde, já que a previsão do tempo para esse horário é muito boa.
Fazemos uma rápida revisão mental do planejamento da viagem à Islândia que temos hoje e aceitamos "polvo como animal de estimação".
Após a experiência de sobrevoar as Linhas de Nazca, no Peru, e mais nos dizer como eles fizeram, preferimos não nos divertir.
Então, voltamos ao carro alugado na Islândia e decidimos que é melhor ir para a área de Kafla a cerca de 50 quilômetros de Húsavík e, assim, fazer a visita mais importante do dia, que tínhamos agendado para a tarde e, assim, aproveitar a manhã.
À medida que os minutos passam na estrada 85, parece que o sol está nascendo e isso nos faz dar um grande sorriso à Islândia, especialmente quando, no retrovisor do carro, vemos uma imagem que nunca esqueceremos e que já estará sempre ligada. para esta viagem Um arco-íris completo ao fundo que nos lembra como a natureza é incrível.

Incrível Islândia

Esta viagem está nos dando imagens que nunca esqueceremos.
Depois de alguns minutos na estrada 85, mudamos para a estrada 87 que nos levará ao Centro de Visitantes do Lago Mývatn, onde estávamos antes de ontem para iniciar o passeio a Askja e ontem para tornar conhecida toda a área do Lago Mývatn.
Uma vez aqui, continuamos na estrada 1 até chegarmos ao desvio de 863 que leva diretamente a Kafla.
Chegamos às 10 da manhã e a primeira coisa que fazemos é deixar o carro no estacionamento e depois passar por uma das paisagens mais incríveis da Islândia.

Área Kafla na Islândia

Tecnicamente, Kafla é o nome de uma montanha, mas seu nome é usado para nomear toda a área e também a usina geotérmica.
O Monte Kafla é um sistema de fissuras dispostas de norte a sul em uma grande câmara de magma.

Kafla

A principal atração dessa área é a cratera Leirhnjúkur, de onde você pode ver, da borda de sua cratera, a caldeira Kafla.
Hoje vamos percorrer o caminho que atravessa a área, cercado por fenômenos incríveis.

Vistas de Leirhnjúkur. Kafla

Aqui a crosta terrestre é muito fina e, em alguns lugares, o solo é realmente quente. As saídas de vapor da montanha de riolito, a oeste, são os últimos vestígios de uma série de explosões de 1975, quando a pequena cratera cheia de grama na encosta oeste da montanha entrou em erupção.

Leirhnjúkur

Entre campos de lava em Kafla

Se você quiser dedicar tempo suficiente a esta área da Islândia, conte com uma hora e meia no mínimo para percorrer todo o caminho que atravessa campos de lava incríveis.

Após essa visita espetacular, pegamos o carro novamente e continuamos algumas centenas de metros até chegar ao famoso cratera do Viti, outro dos pontos mais espetaculares da viagem e que nem sempre é destacado nos guias de viagem.

Depois de deixar o carro em um local habilitado, começamos a subir ao redor dele e, quanto mais subimos, mais impressionantes são as vistas e mais difícil a estrada se torna devido à altura (especialmente se você tiver vertigem), adicionada à lama que invade a estrada. .

Cratera do Viti

A cratera Viti de 320 metros de largura foi criada em 1724 durante o destrutivo Myvatnseldar e é apenas um dos muitos dutos próximos ao vulcão Kafla central.
Atrás da cratera estão os lagos gêmeos, fontes de lama fervente. Hoje considera-se que o Viti está inativo.

Cratera impressionante do Viti

Nós circulamos a cratera do Viti em cerca de 45 minutos, cada vez mais impressionados com o que estamos tendo a sorte de encontrar neste incrível viagem à Islândia.
No momento, apesar do dia nublado, com algum intervalo de sol, o clima está nos respeitando muito e parece que só chove quando andamos de carro.
São quase 12h30 da manhã e temos que decidir o que fazemos. Pelos vários contratempos que tivemos, saltamos 3 lugares que escrevemos hoje: Detifoss da estrada 862, ontem vimos do 864, Asbyrgi, um desfiladeiro entre áreas arborizadas e Vesturdalur, um lugar onde eles dizem que existem alguns Formações impressionantes de basalto.
Mas com que horas é e vendo como está o tempo, decidimos que é melhor voltar para Húsavík, comer lá e fazer o tour de observação de baleias às 15:00 como tivemos esta manhã.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

Quando terminarmos, de acordo com o clima, decidiremos se vamos para Akureyri, retrocedendo para fazer esses pontos, mesmo que seja uma pitada de quilômetros extras.
Você nem sempre pode fazer tudo o que planejou e, após o grande presente desta viagem à Islândia, não achamos que podemos reclamar.
Chegamos a Húsavík depois de alguns minutos ao meio-dia e, depois de uma caminhada pelo porto, vamos diretamente para Gamli Baukur, um restaurante conhecido onde pedimos um prato de bacalhau e um prato de Artic Charr, um peixe típico da região , mais água por 6500 ISK e um café por 900 ISK a mais.

Comer no Gamli Baukur em Húsavík

A verdade é que ter que demorar um pouco para observação de baleias em Húsavík Talvez não devêssemos ter comido tanto, mas poderíamos aguentar e como os pratos eram bons.
Aproveitamos o tempo que resta com o café de mesa para conectar-se ao Wi-Fi do restaurante e acompanhar as notícias quando vemos um que nos deixa sorvete: El Mundo relata que eles fecharam o porto de Húsavík por risco de possível erupção .
Antes de dar muito mais importância ao assunto, sabendo que em casa nossa família está acompanhando as notícias, pedimos que permaneçam calmos diante dessas informações. Que facilidade eles têm para publicar informações sem contraste.

** A partir daqui, temos que dizer que a descrição dos eventos que acontecerão a seguir não será totalmente objetiva, uma vez que é escrita após o observação de baleias em Húsavík e depois de passar as piores 3 horas da minha vida. Nessas circunstâncias, não sei se posso ser muito objetivo, mas tentarei, prometo.

São 14h50 quando já estamos na área de embarque da North Sailing, embarcando no barco que nos levará a Observação de baleias em Húsavík.
Uma boa opção para fazer a melhor observação de baleias é reservar com antecedência este passeio ecológico de barco ou este que, além das baleias, você pode ver papagaios-do-mar.

Prestes a embarcar para ver as baleias !!

Barco em que iremos ver as baleias em Húsavík

A primeira coisa que eles nos dão quando entram no barco são macacos, no estilo mais puro Capitão Pescanova A verdade é que eles são ótimos para nos cobrir um pouco do frio, apesar de já estarmos bem cobertos, por exemplo: roupas térmicas, um par de meias polares e duplas ...
Começamos a navegação entre nervos e não passam mais de 5 minutos quando começo a notar o efeito de ter comido há apenas 15 minutos e além de tomar um bom café. Eles não disseram que era melhor não comer antes? Bem, nada desde que ouvimos esta manhã as normas e o navio não saiu, porque esta tarde, por que fazê-lo?
O resto você pode imaginar. 3 horas intermináveis ​​agarrando a grade do navio, tirando o primeiro skyr que tirei 10 dias atrás quando chegamos à Islândia. Não exagerei se disser que foi a pior experiência da minha vida.
Eu nunca olhei tanto para o relógio esperando os 180 minutos do passeio passarem em breve. Figura que é dito em breve, mas posso garantir que demorou cerca de 1 ano para passar.
Depois de um tempo vendo que nem vômito, nem sentado nem em pé melhoraram, eu apenas disse a Roger que ele apreciaria as baleias e me deixaria em paz. desfrutando da minha experiência com o mar. Vendo que ele não estava muito convencido, tive que optar pela mentira branca, dizendo-lhe que depois de esvaziar o estômago pela décima vez, estava muito melhor.
Penso que, devido à cor do meu rosto, ele não está muito convencido desde que, a cada poucos minutos, volta à esquina onde me entrincheirou com um rosto de sofrimento.

O pobre homem viu apenas algumas baleias, embora em um instante para estar ciente de mim, então no final eu tive que ficar sério e dizer a ele para aproveitar o momento, que eu não iria me mudar dali. A verdade é que, mesmo que eu quisesse, parece que eu queria, eu não teria sido capaz.
Posso dizer que vi uma baleia, bem um rabo, e foi porque passou bem na frente de onde eu estava sentado, que se não ficar no topo, quero vê-los.

Observação de baleias em Húsavík

Em homenagem a mim, preciso esclarecer que, após a primeira hora e meia, não era mais eu que estava segurando a grade. Parece que estamos torcendo e com pena um do outro e de todos "Capitães de Pescanova"Chegamos ao navio com um sorriso na boca, acabamos na parte de trás do navio, lutando por uma esquina para vamos lá ao mar.
Agora vista à distância, a cena tinha que ser engraçada para quem estava bem. Você pode imaginar como éramos o resto. Alguns de nós, o primeiro, pareciam ter um cano aberto toda vez que abríamos a boca.

Vistas do navio no mar

Bem, essa tem sido minha experiência nem mais nem menos e essas são minhas conclusões. Você recomendaria o passeio? Sim, você sabe que não fica tonto no mar ou duvida.
Se você não souber ou duvidar, considere. E se você gosta muito de baleias, arrisque, mas por precaução, não pensa em comer.
Às 6 horas da tarde, sorte que esses islandeses sejam pontuais, porque eu não teria suportado mais um minuto naquele maldito barco, estávamos novamente no porto de Húsavík e devo dizer que nunca havia sido tão feliz em pisar no continente. Embora ainda no continente, abri o cano algumas vezes, incapaz de segurar qualquer outra coisa dentro do meu corpo.
Vendo que eu não tinha acabado de me recuperar, estou deitado no carro há um tempo, enquanto Roger aproveita a oportunidade para passear pela cidade e entrar em sua igreja espetacular.

Igreja Húsavík

Um pouco mais recuperados, temos que decidir o que fazemos agora. Hoje ficamos na Draflastadir Guesthouse, a cerca de 30 quilômetros de Akureyri, e Roger está animado para ir até Godafoss, uma das mais belas cachoeiras da Islândia, embora amanhã retornemos, pois hoje o céu está muito nublado.
Depois da tarde que lhe dei, apesar de não ter me recuperado completamente, nos desviamos um pouco para poder parar.
Tomamos 30 minutos para ir de Húsavík para Godafoss e eu, apesar da passagem do tempo, ainda tenho um corpo muito bagunçado. Embora eu deva dizer que os minutos que estou na frente de Godafoss não se lembram do desconforto.
É a cachoeira mais bonita que eu já vi. Não é o maior, nem o mais alto, nem o maior, mas é o mais elegante.

Godafoss

E isso com o mau tempo que não parece nada, mas sem dúvida é impressionante.
Depois de alguns minutos aqui e sabendo que amanhã retornaremos, continuamos a nossa acomodação, a 30 quilômetros daqui.
Chegamos à Draflastadir Guesthouse quase às 20h e, depois de fazer o check-in e deixar as malas no quarto, vemos algo no terraço que nos permitirá esquecer o mau momento do barco. Um banho de hidromassagem que parece estar nos chamando de gritos. E depois da tarde que passei, quem sou eu para recusar?

Impressionante final do dia na Islândia

Então, aqui passamos o resto da tarde até a hora de fazer um jantar improvisado com base nos produtos Bonus e às 10 da noite já estamos na cama, descansando e esperando o amanhã acordar ensolarado.

Cratera do Viti

Dia 11: DRAFLASTADIR - GODAFOSS - AKUREYRI - HÓLAR - GLAUMBÆR - BORGARVIRKI - ÓSAR Y HVÍTSERKUR - ILLUGASTAÐIR - HVAMMSTANGI