Sítios arqueológicos de Campeche

Pin
Send
Share
Send

Dia 24: Sítios arqueológicos de Campeche: Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil

Após as mudanças no itinerário que fizemos alguns dias atrás, hoje temos que visitar algumas das sítios arqueológicos de Campeche, como Balamkú, Chicanná, Becán e Xpuhil, que mais queremos conhecer, entre os quais alguns dos lugares essenciais para visitar no México.

Embora nossa idéia fosse acordar um pouco mais tarde, os sons da selva nos proporcionam um despertar único no Hotel Puerta Calakmul, nossa acomodação em Calakmul hoje à noite, onde gostaríamos de ficar mais tempo, já que essa foi uma das muitas Descobertas desta viagem ao México em 45 dias, que pudemos desfrutar depois de visitar Calakmul, outro dos lugares mais incríveis deste país e do mundo.

Depois do café da manhã, às 8h30 da manhã, saímos do hotel Puerta Calakmul, retornando à estrada, agora a caminho de Balamkú, o primeiro dos sítios arqueológicos de Campeche que visitaremos hoje e que fica a apenas 6 quilômetros de distância desde a entrada de Calakmul ...
Chegamos às 9 da manhã, deixando o carro no estacionamento à porta e gratuito, após pagar 40 pesos por pessoa e se registrar, algo que você deve fazer em praticamente todos os sítios arqueológicos do México, Digite Balamku.

Estradas do Campeche

Dicas para visitar os sítios arqueológicos de Campeche: Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil

Se depois de visitar Calakmul você for a Laguna Bacalar, recomendamos passar uma manhã visitando Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil, alguns dos sítios arqueológicos mais impressionantes de Campeche, ao lado de Calakmul.
É em Campeche, especialmente na região sul, onde alguns dos locais mais interessantes são encontrados, além dos mais elaborados, predominantemente os estilos Chenes e Río Bec.
- Lembre-se de que Calakmul é o sítio arqueológico de Campeche mais conhecido, além do mais extenso, tendo que dedicar uma média de 3-4 horas para percorrer suas áreas mais importantes.
- Mesmo sendo muito interessantes, as visitas a Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil levarão você aproximadamente uma manhã, dedicando em média 1 hora a cada uma delas.
- Em todos sítios arqueológicos de Campeche você encontrará estacionamento gratuito na mesma entrada, embora seja conveniente saber que em alguns você provavelmente encontrará uma criança que diz para você "cuide do carro"por alguns pesos. Embora possa parecer que você faz um favorpense sobre isso Essas crianças devem estar na escola e, se incentivarmos esse tipo de atividade, tudo o que conseguiremos é continuar sem ir à escola.
- O mesmo acontece com a oferta que será feita a você na maioria dos sites para fazer guias.


- Como também dissemos em Calakmul, é essencial estar ciente de onde estamos, tentando ser respeitosos, tanto com o meio ambiente quanto com os recintos, não subindo em nenhuma das estruturas ou estragando-as.

Sítios arqueológicos de Campeche: Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil

Sítio arqueológico de Balamkú

Assim que iniciamos a caminhada até o próprio sítio arqueológico, devemos dizer que as trilhas lembram muito Calakmul que visitamos ontem, entrando na selva e encontrando as primeiras estruturas totalmente integradas na natureza.

Trilhas em Balamku

Balamku

Embora todo o sítio arqueológico seja interessante, não podemos negar que Balamkú é especial e conhecido por algo muito interessante, embora impressionante: seu friso ornamentado de estuque, considerado o mais bem preservado do mundo, onde Hoje você ainda pode ver as cores originais.

Friso de Balamku

Friso de Balamku

Após a visita, que não chega a mais de 45 minutos, devemos dizer que é incrivelmente recomendável, pois a possibilidade de ver o friso e suas cores originais, nesse estado incrível, é algo que só pode ser visto aqui

Balamku

São 9h45 da manhã quando seguimos para Xpujil, onde Chicanná será nossa próxima parada a 49 quilômetros de Balamkú. O percurso é feito por uma estrada totalmente acessível e cercada por vegetação, quando são 10h20 para chegar ao complexo arqueológico de Chicanná, onde estacionamos à porta e pagamos 50 pesos por pessoa.

Sítio arqueológico de Chicanná

A visita a Chicanná é um circuito em forma de círculo, no qual, como nos sítios arqueológicos anteriores Balamkú ou Calakmul, descobrimos que a rota percorre caminhos completamente cercados por vegetação e selva, o que a torna incrivelmente especial.

Trilha de acesso à Chicanná

Conhecida pela estrutura XX, da qual se preserva uma porta incrível, na qual se destaca um rosto com presas, o sítio arqueológico de Chicanná mistura os estilos Chenes e Río Bec, típicos desta área de Campeche.

Sítio arqueológico de Chicanná

Sítio arqueológico de Chicanná

Embora, como dizemos que a estrutura XX seja a mais conhecida, recomendamos que você visite o site inteiro, pois todas as estruturas são muito interessantes, tanto pelo estilo quanto pela localização e pelo estado de conservação. Além disso, considerando que o site que pode ser visitado é bastante pequeno e que a visita dura aproximadamente 1 hora, é um complemento perfeito para o site. sítios arqueológicos de Campeche mais importantes.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

São 11:30 quando deixamos Chicanná a caminho de Becán, a apenas 3 quilômetros de distância, e será a próxima parada do dia desta viagem ao México de graça.
Chegamos em menos de 5 minutos, estacionando o carro novamente na mesma porta e onde acessamos depois de pagar 55 pesos por pessoa.

Sítio arqueológico de Becán

Rodeado por um poço de praticamente 2 quilômetros, algo totalmente incomum, Becán é outro dos sítios arqueológicos de Campeche que você não pode perder
Assim que você entra nos caminhos cercados por vegetação, você encontrará um quadrado, que você deve deixar no lado esquerdo, e então passará por uma estrutura com um arco, através do qual você acessa a estrutura VIII, um templo incrível, no qual duas torres iguais, nas quais você pode ver algumas colunas na área mais alta da escada.

Becan

Seguindo a rota, em direção à parte nordeste, você alcança a estrutura mais alta do depósito de Chicanná, a estrutura IX.

Ao lado, está a estrutura X, na qual, sob um tipo de tecido que a protege, é possível ver uma máscara de estuque que ainda retém parte de sua cor vermelha original.

Becan em Campeche

Sítio arqueológico de Campeche

Continuando em direção ao lado oeste do local, encontramos a Praça Oeste, onde você também pode ver o jogo de bola. Embora o último seja muito visível, o restante das estruturas não são muito, que ainda precisam ser escavadas na grande maioria.

Becan

Lembre-se de que a visita ao sítio arqueológico de Becán dura aproximadamente 1 hora, parando em todas as estruturas.
Algo que gostaríamos de gravar novamente é a necessidade de sermos responsáveis ​​quando viajamos. Desde que chegamos ao México, estamos vendo em todos os sítios arqueológicos, especialmente neste último, muitas crianças que oferecem seus serviços como guias ou que vendem artesanato. Viajar deve ser sinônimo de turismo responsável e a melhor maneira de essas crianças não continuarem na rua, não as contratar ou não comprá-las, por mais doloroso que seja.
Além disso, outra coisa que está nos chamando muita atenção é a pouca responsabilidade que temos nesse tipo de lugar, que deveríamos respeitar e cuidar como os verdadeiros museus que eles são.
Veja quantos turistas não respeitam as estruturas, subindo em lugares proibidos apenas para tirar uma foto, temos que dizer que dói e nos incomoda em partes iguais. Espero que chegue o dia em que todos tenhamos consciência de que o mundo Pertence a todos nós e devemos cuidar e mantê-lo.

Após a visita ao sítio arqueológico de Becan, quando são 12h30 da manhã, seguimos para a última visita do dia, o sítio arqueológico de Xpujil, localizado a 6,5 ​​quilômetros de Becan.
Chegamos quando faltam alguns minutos para o meio-dia e, depois de pagar 50 pesos por pessoa, entramos em outro sítios arqueológicos de Campeche mais interessante

Sítio arqueológico de Xpuhil

Com três torres que são o destaque deste sítio arqueológico, um exemplo único do estilo Rio Bec, a estrutura I é sem dúvida o lugar principal de Xpuhil.

Xpujil Sítios arqueológicos de Campeche

Recomendamos que você o visite pela parte frontal, para ver a incrível torre central, com algo mais de 50 metros de altura, e depois para atravessar a parte traseira, na qual se destaca uma máscara em forma de onça requintadamente entalhada.

Xpujil Sítios arqueológicos de Campeche

Xpujil

A visita ao sítio arqueológico de Xpuhil dura aproximadamente 45 minutos.

São 13:45 quando terminamos as visitas ao sítios arqueológicos de Campeche para iniciar a jornada para Laguna de Bacalar, a cerca de 100 quilômetros de onde estamos e 1:30 do caminho.
Vendo que horas são e considerando que em Laguna de Bacalar temos que acrescentar mais uma hora ao dia, devido ao inverno, são 4 da tarde quando chegamos a esta nova etapa da viagem, então decidimos pule a idéia de ir ao hotel e vá direto ao restaurante La Playita, altamente recomendado na cidade, tanto para alimentação quanto para o recinto em que está localizado.

Laguna de Bacalar do restaurante La Playita

Pedimos um guacamole, além de tacos de camarão e tacos ao pastor, mas peixe, dois sucos de frutas especiais e dois cafés por 483 pesos.

Tacos no restaurante La Playita

A verdade é que a comida, sendo um dos restaurantes mais recomendados em Bacalar, nos aconteceu sem tristeza ou glória, sendo ainda o guacamole, os sucos e o café, o pior, com a diferença que tentamos durante a viagem.

Embora seja verdade que as vistas da Laguna de Bacalar são espetaculares, a qualidade da comida, a atmosfera do clube social, música alta e muitas pessoas, pelo menos para nós, o local é muito charmoso, por isso, apesar do opiniões e recomendações, temos que dizer que para nós, ele não terminou de nos convencer.

A partir daqui e quando são praticamente 17:30 da tarde, seguimos para as Kúuch Ka'anil Eco-Romantic Villas, que serão as nossas acomodações em Laguna de Bacalar pelas próximas duas noites e a apenas 5 km do restaurante.
Depois de percorrer os últimos dois quilômetros por uma estrada de terra, o que nos confirma que estaremos no meio da natureza, fazemos um check-in rápido, tomamos um banho e nos instalamos e, é claro, dê uma primeira olhada às instalações que se presume com excelentes vistas da Laguna de Bacalar.

Eco-Romantic Villas Kúuch Ka'anil

Lagoa Bacalar do Kúuch Ka'anil Eco-Romantic Villas

E é neste momento que nossa visão da Laguna de Bacalar se transforma em amor e caímos completamente rendidos a este lugar.
Inicialmente, as opções de acomodação em Laguna Bacalar e as vistas da lagoa não são muitas e as opiniões que vemos das Kúuch Ka'anil Eco-Romantic Villas, a única que tem disponibilidade, não são muito esperançosas, mas quando fizemos a reserva, foi a única coisa que resta com vista para a lagoa.

Eco-Romantic Villas Kúuch Ka'anil

Mas era o que esperávamos, já que nada mais é ver o conceito de cabana ecológica, limpeza, integração no meio ambiente e adaptação dos quiosques e passarelas da Lagoa Bacalar, além da possibilidade de ver estromatólitos nela recinto, não faça mais do que ser firme ao recomendar o local e esta acomodação incrível em Laguna de Bacalar.

E assim, em um dos quiosques, quando são 18:30 da tarde, desfrutamos de um incrível pôr do sol acompanhado de dois sucos de abacaxi por 70 pesos, o que nos proporciona uma tarde inesquecível.

Pôr do sol no Kúuch Ka'anil Eco-Romantic Villas

São 8:30 quando jantamos no restaurante do hotel, que fecha às 9 horas, um prato de macarrão com quesadillas e dois refrigerantes por 310 pesos que nos fazem sentir muito bem em voltar ao nosso bangalô, com o barulho da natureza de fundo, renda-se a dormir.

A rota de hoje nos levará pelos sítios arqueológicos de Campeche: Balamkú, Chicanná, Becán e Xpujil, 4 dos lugares, próximos a Calakmul, que você não pode perder.

Dia 25: O que visitar na Lagoa Bacalar

Pin
Send
Share
Send