GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO

Pin
Send
Share
Send

Ele Conjunto de Chichen Itza É provavelmente a principal e mais importante zona arqueológica de toda a Península de Yucatán. Não é de surpreender que seja um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988 e sua famosa Pirâmide de Kukulkan é uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mas o sítio arqueológico esconde muitos outros cantos fascinantes. Neste post, mostramos tudo o que você precisa visitar Chichen Itza de graça:

Breve histórico deChichen Itza

A cidade de Chichen Itza foi fundada pelos itzaes maias no século VI e dedicada ao deus Kukulkan: "a serpente emplumada". O significado do nome Chichen Itza é "boca do itzaes bem“, Referindo-se ao Cenote Sagrado que ainda hoje pode ser visitado, e que foi considerado a entrada para o submundo. É neste local preciso onde a maioria dos sacrifícios foi feita aos deuses.

O desenvolvimento de Chichen Itza como grande centro de poder de Yucatán Era bastante tarde, assim como muitos de seus edifícios mais importantes, que marcaram a influência do povo tolteca.

Embora o início da cidade tenha sido calmo, quanto mais o poder cresce, mais o conflitos com cidades vizinhas. As contínuas lutas resultaram na queda da cidade e no abandono dela. No entanto, o impressionante legado já estava em pé e suportaria a passagem de anos e novos invasores, até hoje.

* Vídeo de inah.gob.mx

Se você ficar em Valladolid, é perfeito, são cerca de 40 minutos em uma estrada em boas condições e sem tráfego. É apenas um pouco mais congestionado na última parte antes de chegar ao estacionamento. Bem ali, você verá guias que o convidam a parar e oferecer seus serviços; você também pode contratá-los no hall de entrada. A propósito, o preço do estacionamento é de 30 pesos.

Depois de passar pela bilheteria e pagar os 254 pesos do bilhete (atualização 2019-2020: 481 pesos), comece sua visita às ruínas maias de Chichén Itzá! E você ficará tão empolgado que quer ir direto para a pirâmide de Kukulkan, certo? Não se preocupe, porque é a primeira coisa que você vai encontrar. No recinto existem várias zonas ou conjuntos de estruturas, então propomos uma rota ideal para visitar:

- Como dissemos, você começará no Pirâmide de Kukulkan (ou também chamado Castillo). Se você chegou muito cedo, aproveite que não haverá muitas pessoas para cercá-lo e contemplar todos os detalhes. Não seja tímido e dê alguns tapinhas em frente à fachada norte, a melhor preservada, e ouça o som que, ao saltar, parece as músicas de um quetzal.

- Continuaríamos a jornada para Jogo de bolapassando por Templo dos Jaguareso Plataforma de crâniose terminando na parte inferior do Templo do Homem Barbudo. O interessante é que esta área não tem muitos lugares para se proteger do sol, mas neste momento não é necessário.

- Agora aproxime-se do Templo de Vênus e daí ele caminha os 350 metros da trilha, atravessando as muralhas da cidade, até o Cenote Sagrado. É um lugar com muita carga espiritual, porque é um dos lugares onde as ofertas foram feitas aos deuses, incluindo sacrifícios humanos.

- Voltando aos nossos passos, passamos agora para Grupo das Mil Colunas, um conjunto de templos e edifícios cercados por ... é claro, colunas. Eles destacam a Templo das Mesaso Templo dos Guerreiros que você será capaz de contemplar de diferentes ângulos (não perca os baixos relevos e, no topo, as cabeças que se projetam da parede) e, no final do passeio, o Mercado. Embora não seja a área mais interessante de Chichen Itza, é uma estrada muito agradável, à sombra das árvores e onde não há muita gente concentrada.

- Voltamos novamente ao centro do parque arqueológico, ao templo de Kukulkan, e desta vez visitamos o último grande conjunto, o Conjunto sul, um dos nossos favoritos. Primeiro você encontrará o Túmulo do Padre (ou o Ossuário), que se ergue diante de uma pequena plataforma redonda, um raro avis na arquitetura maia. Seus pés encontrarão uma enorme esplanada para descansar, melhor se houver uma nuvem entre o sol e a cabeça. E na sua frente você pode contemplar o que é considerado a mãe de Chichen Itza: Observatório. É aqui que os céus são consultados sobre cada questão importante e são tomadas decisões que influenciam o futuro do povo.

- Deste recinto meridional também destaca a conjunto das freiras com relevos impressionantes (dos melhores do parque) e finalmente o Casa Colorada e seu joguinho de bola nas costas.

No total a visita sem guia dura cerca de 3 horas. O caminho de volta será acompanhado, além de centenas de outros turistas, pelos gritos dos vendedores que repovoaram Chichen Itza com suas barracas. Certamente você ouve as ofertas de 10 pesos por algo que obviamente tem muito mais valor. Quando chamam sua atenção, o discurso muda e os 10 pesos a que se referiram se tornam 10 pesos maias (ou o que é o mesmo, o valor que lhes parece), 10 pesos de desconto ou 10 pesos custa mais ridículo que eles têm sobre a mesa. É espirituoso e de alguma forma eles têm que te surpreender, certo?

O preço total em novembro de 2018 é 254 pesos, que consiste na entrada de 70 pesos e uma contribuição ao governo de 184 pesos. Como dissemos antes, o estacionamento custa 30 pesos e não há pagamento de acesso rodoviário, além das taxas, se você optar por entrar em uma estrada com pedágio, o que não é essencial em nenhum dos itinerários.

Ao contrário de outros parques arqueológicos como Ek Balam, em Chichen Itza, existem muitos edifícios para os quais é mais impressionante. Obviamente, a mais famosa é a grande pirâmide central, mas há muitas outras que merecem a visita. Nós dizemos Quais são as melhores ruínas de Chichen Itza:

Pirâmide de Kukulkan

Também conhecida como El Castillo, é a construção mais importante de Chichen Itza e esconde alguns quebra-cabeças.

Kukulkan foi o deus mais importante dos maias, depois da influência tolteca, que é apresentada com uma cobra com penas. Nos equinócios (e vários dias antes e depois), na escada norte, há um jogo de luz e sombra, no qual é projetado o que parece o corpo serpentino do deus, juntamente com as cabeças grandes esculpidas na base da escada. , fazendo a descida para a terra.

A pirâmide é formada por 4 faces e uma plataforma superior, onde fica um templo. Cada uma dessas faces é atravessada por uma escada de 91 degraus, que somada à última etapa, dá a soma de 365, os dias de um ano.

Mas isso não é tudo, se você olhar de perto, seus lados são divididos em 9 níveis, 18 se separarmos as duas extremidades de cada lado da escada, que representam os 18 meses do calendário civil maia. Também nesses níveis, podemos ver até um total de 52 painéis, que correspondem ao ciclo de 52 anos deste calendário. Como você pode ver, o termo "templo do tempo" é bastante preciso.

No total, a altura da pirâmide é de 25 metros, muito interior a outras ruínas da Península de Yucatán. No entanto, é o melhor restaurado e, embora sua ascensão tenha sido proibida desde 2006, após o colapso de uma dama, a perfeição do edifício deixa alguém sem palavras. Para quebrar esse silêncio, é melhor convocar os quetzales: fique cerca de 50 metros em frente à face norte e dê palmas firmes. O ressalto do som na pirâmide se assemelha ao canto desses pássaros.

Great Ball Game

O número de antigos jogos de bola no México é quase infinito, mas este é o maior de todos e o melhor preservado. São duas enormes paredes paralelas, cada uma com um anel de pedra muito alto, onde as equipes tiveram que bater com uma bola de borracha. Este jogo foi muito popular entre os maias, tanto que muitas vezes aqui os conflitos entre cidades diferentes foram resolvidos. Sim, muitos acabaram em decapitações. Neste pode-se ver especificamente relevos dessas cenas. No extremo norte do jogo de bola, o Templo de Barbado, onde os governantes e poderosos costumavam observar as partes.

Plataforma de crânios (Tzompantli)

Nesta plataforma, as cabeças decepadas dos inimigos costumavam ser exibidas. Embora você não veja mais restos esqueléticos (dói ...), você pode ver as gravuras das cabeças dos lados. Ao seu lado está oTemplo das Águias e dos Jaguares, que também tem decorações interessantes de águias com corações entre suas garras.

Cenote Sagrado

Muitos objetos foram encontrados como oferendas aos deuses. Mas também restos humanos, e é aqui que os sacrifícios humanos foram feitos. A história de como esses “tesouros” foram recuperados do fundo do cenote é curiosa: um americano comprou a terra em 1893 e começou a explorar o fundo do cenote, extraindo muitas jóias e relíquias (e restos humanos e animais) . Muitos desses tesouros foram vendidos ilegalmente para os Estados Unidos. principalmente para o Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia, em Cambridge. O governo mexicano denunciou a pilhagem e finalmente conseguiu a maioria das ppiezas devolvidas. Esta história é contada com mais detalhes aqui.

O pouco que você pode ver hoje no Cenote é um grande buraco no chão com uma intensa água verde e cercado por trepadeiras. Mas lembre-se de que este era o local de peregrinação especialmente importante para a cultura maia.

Conjunto de mil colunas

É o que resta de um conjunto de pequenas estruturas nas quais as colunas predominaram. Embora nos tempos antigos não fosse uma área especialmente importante, o labirinto de colunas dá o jogo para tirar algumas fotos.

Templo dos Guerreiros

Para nós, uma das mais bonitas de Chichen Itza. Possui uma estrutura piramidal de 4 alturas e, embora não possa ser acessada, à distância você pode ver os relevos das cenas de guerreiros e cabeças projetando-se da parede no topo.

Templo do Sacerdote (Ossuário)

À primeira vista, parece uma versão da pirâmide de Kukulkan em pequena escala. Eles enfatizam as cabeças de cobra que estão na base da escada. Aparentemente, no topo da pirâmide há um buraco que se conecta a uma caverna interna, que seria usada como uma câmara funerária.

O Observatório (El Caracol)

É o lugar onde o comportamento das estrelas foi estudado e onde a grande tomada de decisão foi consultada. Portanto, todos os assuntos importantes da cidade foram cozidos aqui. Dentro dos espanhóis encontraram uma escada circular, então eles a renomearam como Caracol. Além de sua importância na vida maia, o próprio edifício circular é realmente incrível. À sua frente, uma pequena pradaria onde se deitar e relaxar, contemplando sua beleza.

Conjunto Las Monjas

Aqui você pode ver os relevos mais bem preservados de todo o recinto e um conjunto de edifícios bastante peculiares e diferentes. O nome foi dado pelos espanhóis que, quando o viram pela primeira vez, pareciam uma igreja, embora na realidade fosse um palácios onde a realeza maia vivia.

Casa Colorada

Embora não tenha uma importância especial, as dimensões não deixam ninguém indiferente e destaca um pequeno jogo de bola nas costas.

- o horário É das 08:00 às 17:00 todos os dias.

- O preço de entrada, em 2019-2020, é de 481 pesos (estrangeiros)

- Recomendamos chegar cedo, antes mesmo de abrir o gabinete às 8 da manhã. As excursões que chegam de Cancun geralmente acontecem depois das 10, para que você tenha uma margem de algumas horas até que tudo fique cheio de pessoas.

- Recomendamos o uso do aplicativo Maps.me, onde cada um dos locais na zona arqueológica é muito bem detalhado. Você pode usar a localização geográfica e a seta para saber qual direção seguir a qualquer momento. Obviamente, lembre-se de baixar o mapa desta área e depois usá-lo offline.

- Se tivéssemos que escolher um lugar onde contratar uma visita de guiaProvavelmente seria isso. Na entrada, existem muitos guias oficiais (e não oficiais) que oferecem seus serviços. Você pode contratá-los no momento ou reservar on-line aqui (inclui o bilhete).

- sim tens fomeNas instalações, há um restaurante, embora como você possa imaginar, os preços são bastante altos. Se você optar pela opção mais barata, nas proximidades cidade de Piste Existem vários restaurantes que oferecem um buffet por bons preços, que você descobre que serão tratados por alguns revendedores de panfletos na saída do estacionamento. Seguimos a recomendação de um deles e fomos comer no restaurante Sac Be, com buffet de 65 pesos e bebidas aos 30, o que nos surpreendeu muito.

- Para chegar o mais rápido possível, é melhor que você pousadas por perto. Aqui deixamos as opções de acomodação em Valladolid, acomodação em Izamal e acomodação em Mérida.

- Mais informações em seu site oficial.

- Embora se você não tiver seu próprio transporte, sempre poderá participar de um excursão de um dia. Estes são os mais interessantes:

  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO
  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DO TULUM NO MÉXICO
  • GUIA DE VISITA À ÁREA ARQUEOLÓGICA DE CALAKMUL, NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE EDZNÁ NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO
  • COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO
  • VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Depois de visitar mais de 10 sítios arqueológicos em toda a Península de Yucatán, sem dúvida, Chichen Itza recebe o primeiro prêmio. Esta é uma visita essencial se você estiver viajando para a Riviera Maya e quiser saber mais sobre a civilização maia. Esperamos que, com todas essas informações, possamos ajudá-lo planejando sua visita a Chichen Itza.

* Main Photocredit: de Marv Watson em Unsplash

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato no México: booki.ng/2PsP5lb

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send