10 RAZÕES PARA VIAJAR PARA FRIULI VENEZIA GIULIA

Pin
Send
Share
Send

Hoje vamos varrer para casa. Nós realmente limpamos o chão lembrando nosso passado de ouro como empregadas domésticas. Mas o que eu estava indo. Hoje vamos voltar para casa e vamos levá-lo a descobrir a região italiana onde nasci Lety: o Friuli Venezia Giulia.

Não se preocupe se você nunca ouviu falar, na verdade muitos italianos não têm idéia de onde é exatamente ou o que é. Você sabe, italianos: pizza, macarrão, Roma, Veneza e bunga bunga. Mais ou menos. Mas para você saber, o Friuli fica no nordeste da Itália e parece tão bonito:

A realidade é que não somos famosos como a Toscana, a Sicília ou a Apúlia (a Apúlia parece fatal, Puglia jolin, Puglia!), Mas se você nos der uma chance, mostraremos que somos um destino. 10 razões para viajar para Friuli Venezia Giulia.

1. ALIMENTOS

Podemos resumir em uma palavra: frico!

  • F: Fantasticamente fantástico.
  • A: Eu realmente tremo se acho que não vou conseguir comer por um tempo.
  • I: Impossível não querer.
  • C: colesterol * ei, ninguém é perfeito *.
  • O: Ohhhh meu Deus, eu quero outra ração!).

O frico é uma maravilha que é preparada com batatas, cebolas e queijo Montasio. Oh, Frico, como você é rico.

Sim, a foto não é maravilhosa, mas estou prestes a comê-la de qualquer maneira.

Mas cuidado: não só o frico alimenta o friulan. Nós comemos também queijo de montaria, cjarsóns, brovade e muset, gubana, esse di Raveo, polenta e muito mais coisas ricas. E reiteramos: frico. Que se nos tempos antigos eles decidissem que o círculo é a maneira perfeita de descobri-lo comendo frio.

2. O PRESUNTO

Certamente, neste ponto do artigo, minha mãe já estará me escrevendo mais irritada que Holyfield, quando Tyson deu uma mordida no ouvido, por esquecer o Presunto de San Daniele.Mulher de pouca fé! O presunto merece um capitulillo separado. E se você é de Parma (alguém nos lê de Parma? Não acredito ...) cubra seus ouvidos: o melhor presunto da Itália é comido em San Daniele del Friuli. (São Denêl para amigos).

Em junho, está agendada uma das feiras mais famosas de Friuli: Aria di Festa, onde milhares de pessoas se reúnem todos os anos para comer um bom presunto. Abster-se de vegetarianos.

3. O VINHO

O friulano gosta de comer, mas beber ahhh, beber adora. E o turista enófilo será mais do que feliz na friulanas terra. Há vinhos tintos (Merlot, Refosco, Pinot nero, Cabernet, Schioppettino ...), brancos (Verduzzo, Pinot Bianco, Pinot grigio, Piccolit, Sauvignon, Ribolla ...) e meu favorito: o Ramandolo, doce e delicioso. Queixo, queixo!

4. O MAR

Já imagino meus amigos da Apúlia, Sardenha e Sicília: "tss, nós temos o lindo mar!" Já, mas você não precisa ser racista: a cor não é tudo. Podemos não ter praias com águas azul-turquesa (observe que em Trieste existem algumas praias legais), mas temos que Lignano com sua festa na praia mokambo, a Terrazza Mare, a sorveteria que o recebe com um "buongiorgio" e as alemãs de 80 anos de topless: vamos lá, a diversão nunca falta.

E então há Grau. Quando eu era pequeno, Grade estava totalmente FORA: era o mar dos velhos (há fontes termais) e os chatos (não há muita vida noturna). Hoje, pelo contrário, gosto muito de Grado: a grande falha é a velhice do centro histórico que nos lembra muito a de Veneza, e eu não diria não a um dia de mimos nas fontes termais. Palavra do velho chocha!

5. IL TAGLIAMENTO

Ele Friuliano do Caribe. Bem, um Caribe um pouco frio desde quando você entra na água recebe uma temperatura semelhante aos lagos da Lapônia finlandesa. No entanto, assim que a temperatura do corpo se aproximar do estado de hipotermia, você desfrutará muito: o rio Tagliamento é o mais longo e mais bonito dos Friuli e suas águas são cristalinas e bonitas. E se não, diga-lhe Rober.

Se as águas do Tagliamento estiverem muito quentes para você, também temos várias lagos alpinos: azul, verde e muito fresco. Meus favoritos são o Lago Cavazzo, Cornino e Sauris.

6. A MONTANHA

As aldeias das montanhas de Friulian parecem desenhadas com aquarelas, são tão bonitas que podem ser apanhadas naquelas bolas de água e neve ... eu as amo. Patinando em Pontebbair acampar para Collina, passear por Sauris entre casas de madeira e o perfume da mancha * mmm! *, o verde da Raveo e os grandes Dolomitas de Friulanoo Alpes Julianos e as Meat Alps. Se você gosta da montanha, Friuli é o seu lugar!

7. AS CIDADES

Estudei 5 anos em Udine, então eu tenho um carinho especial por ele. É uma cidade sem pretensões, mas muito paqueradora: é um pouco como aquela garota simples ao lado, você não se apaixona pelo primeiro olhar, conquista pouco a pouco com sua simplicidade. Trieste, pelo contrário, é a guapetona do grupo. Aquele que anda na rua e faz você pensar que nunca poderá estar com alguém assim. Exagerado e majestoso, assim como seu vento: o bora. Trieste é a cidade menos italiana da Itália e definitivamente merece uma visita.

Então existem Pordenona, com seu centro histórico cheio de casas amarelas e avermelhadas, um bom lugar para ficar em um de seus hotéis, como o Hotel Santin, e Gorizia, dominado pelo castelo que pisca na Eslovênia, ao virar da esquina. Literalmente hein!

8. OS POVOS

Você sabe: as dimensões nem sempre contam, por isso, aconselhamos que você não perca, por nada no mundo, um retorno às cidades de Friuli, seu verdadeiro tesouro. Está Aquileia, uma das cidades romanas mais importantes, onde você pode ver vestígios históricos e mosaicos impressionantes.

Está Cividale, uma cidade de origem longobard famosa pela Ponte do Diabo, ou Palmanova, uma cidade com um plano poligonal que se parece com uma estrela com 9 pontos, San Daniele com seus presuntos e um delicioso centro histórico e…

Fagagna, minha cidade XD Cheia de cegonhas, com queijo espetacular, colinas de todos os lados e um dos melhores pores do sol do mundo: aquele que você pode apreciar do topo da colina do castelo. Ei, cuidado, o que Fagagna é uma das 100 aldeias mais bonitas da Itália, com certificado e todos os XD

9. SAGRE VOCÊ

Deus salve o sagre. Você é festas na vila Eles são uma das melhores invenções da história, sem dúvida. Há o de presunto, o de burros, o de sapos. Depois, o frico, o queijo cottage, a truta, o chouriço, os caracóis, a cerveja, as maçãs, os gansos, os morangos, o vinho ... e depois há Friuli DOC. O Friuli DOC, a maior festa de Friuli, é um pouco como a caixa de chocolate da mãe de Forrest Gump: você nunca sabe o que vai tocar. Mas uma coisa é clara: na manhã seguinte, você terá uma ressaca, embora Jolin valha a pena.

Não tenho meia foto de sagras. Bem, eu tenho, mas também tenho uma reputação (?). Se você quer ver um vindo para Friuli, eu convido você a tomar uma cerveja.

10. OS FRIULANOS

Nós, os friulanos, somos um pouco como o homem de lata do Mágico de Oz. A culpa não é nossa. Somos pessoas de fronteira, um pouco frias, acostumadas a ser fortes e trabalhadoras, especialmente a geração que experimentou o terrível terremoto de 76 ...

Sara, uma amiga muito sábia que uma vez, olhando uma batata frita, deixou seu coração como ela: partido ao meio, ela também me disse que eu era como um Ferrero Roché: duro por fora e macio por dentro (agora que penso por dentro) é a porca, então eu seria duro, macio, duro ... mas bom). O ponto é que os Friulanos são todos Ferrero Roché.

E voltando ao homem da lata ... você sabe o que nos ajuda a ser mais quentes? Um bom copo de Merlot! Além disso, quando falamos nossa língua (sim, em Friuli, temos uma língua oficial XD) Nós somos muito, muito, muito exóticos. Você que vai perder?

* As fotos, com exceção de Rober morrendo de frio no Tagliamento e a colagem, são da Shutterstock

Pin
Send
Share
Send