Trem noturno de Khajuraho para Varanasi

Dia 19: VARANASI

Sábado, 19 de maio de 2012

Acordei por volta das 7 da manhã às trem noturno de Khajuraho para Varanasi, mas vendo que todo mundo ainda estava dormindo no trem, fechei os olhos novamente e fiz o mesmo.
Diz o ditado: "Onde quer que você vá, faça o que vê" e eu não farei o contrário.
Às 8 da manhã, eles nos trouxeram 4 torradas, mais 2 ovos cozidos e chai por 100 rúpias cada um que pagamos na noite passada, quando vieram nos perguntar se queríamos tomar café da manhã.

Dando um aceno de cabeça… Trem noturno de Khajuraho para Varanasi em 3AC

Roger Bunk no trem noturno de Khajuraho para Varanasi

Depois do café da manhã, outro aceno de cabeça e já vendo que havia uma hora para chegar Varanasi Começamos a preparar as coisas.
Roger diz que acordou muitas vezes, mas eu dormi como um tronco, sim, minhas costas ficaram um pouco tocadas, mas nada que eu não possa remediar com um anti-inflamatório 🙂

Ao sair do trem noturno de Khajuraho para Varanasi Conhecemos a pessoa que Mahendra nos enviou para nos encontrar e ele estará conosco no primeiro dia em que estamos em Varanasi.
Em princípio, nesta parte, dissemos a Mahendra que o faríamos de graça, mas ontem Om nos disse que Mahendra havia enviado alguém para nos buscar na estação e nos levar ao nosso hotel. Varanasi, O hotel Ganges do gateway.
Pelo menos nos ajudará neste primeiro dia com transferências e o último a nos levar ao aeroporto.
Depois de viajar meia estação carregada como burros, chegamos ao estacionamento e partimos para o que será o nosso hotel pelas próximas 3 noites, o The Gateway Hotel Ganges da cadeia Taj.
Ao longo do caminho, o motorista nos disse que estará conosco todos os dias Varanasi.
Mahendra continua insistindo em nos dar tudo o que pode, mesmo que ela não esteja aqui conosco :))

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Índia

- 10 lugares essenciais para visitar na Índia
- 10 dicas essenciais para viajar para a Índia

Ele nos conta o que já tínhamos pensado, que agora é melhor descansar, porque está muito calor e por volta das 5h30 da tarde, ele virá nos encontrar para nos levar para a área de ghats e, hoje, ter o primeiro contato com a cidade.
Portanto, não podemos recusar e ficar com ele naquele momento.
Atingimos alguns chuveiros que nos deixaram como novos ... parece uma mentira que podemos sentir com tanta "sujeira" por cima !! :))
Hoje decidimos comer no Hotel de Varanasi. Pedimos um kebab de frango e um prato de cordeiro.
Os pratos são bastante grandes e a qualidade é muito boa.
Isso mais 2 refrigerantes e água… 2000 rupias !! Toma Já!! Esta tem sido a refeição mais cara do mundo. viagem a india… :) É claro que não podemos negar que comemos primeiro.
A única coisa é que os garçons são tão atenciosos que até enchem o prato principal sempre que você termina.
Muito "chique" para nós ... hahaha
Às 5h30, estamos prontos para ir para a área de ghats de Varanasi, por isso somos pontuais e esperamos na recepção como unhas.
Ao sair do hotel, vemos que o tráfego é caótico. Eu acho que é o pior que vimos até agora na Índia. Há centenas de pessoas atravessando as ruas, animais, riquexós ... carros, motocicletas ... e principalmente o barulho das buzinas soando ... que invade tudo.
Não é de admirar que as pessoas que iniciam a jornada Varanasi Ele acaba logo depois de estar aqui.
O motorista nos deixa em um estacionamento onde só temos que seguir a rua principal por pouco mais de 10 minutos para chegar a Ghat Dasaswamedh. Um dos principais e onde uma cerimônia muito especial e muito espiritual é realizada todos os dias às 19h.
A maneira como fazemos isso entre as pessoas que querem nos vender tudo ... Acredito que se você pedir a lua, elas a venderão com certeza!

Acabou de chegar… Dasaswamedh Ghat em Varanasi

Dasaswamedh Ghat

Hoje não temos um planejamento concreto, hoje queremos apenas fazer um primeiro contato para amanhã e por último nos dedicar mais a fotos e passeios.
Está muito quente e a umidade é de pelo menos 500% ... não paramos de beber e ao mesmo tempo suamos.
Embora já seja meio da tarde, o calor não diminui, por outro lado, às vezes parece aumentar.
Parecemos fontes. Não me lembro de ter sido tão quente ...
E assim nós passamos pelos Gate of Varanasi, sem pressa, apenas olhando ... reconhecendo alguns perfis que já vimos em algumas fotos.
Mas não é o mesmo, as fotos não percebem a atmosfera sufocante, a mistura de calor, cheiros, barulho ... tudo isso faz um coquetel explosivo, na mesma escada do Ghats.

Varanasi

Sem perceber muito, não vimos os nomes dos Ghats a que chegamos, quando de repente vemos algumas piras à distância.
No momento, não sabemos se já estamos chegando em Manikarnika Ghat, o principal crematório de Varanasi, considerado o melhor lugar para ser cremado em Índia.
À medida que avançamos, temos que nos livrar de alguns homens que se aproximam de nós para nos oferecer tudo ... e de repente vemos, sim, estamos onde acreditávamos.
Vemos à distância os doms, uma casta de intocáveis, responsável pelo transporte dos cadáveres.
Em pouco menos de 5 minutos, eles chegam a três corpos, cobertos com lençóis alaranjados, àqueles que molham o rio antes de atear fogo.
Estamos lá mais de meia hora, suando, quase sem nos olharmos ... é uma experiência um tanto estranha.
Nesta imagem existem apenas contrastes, cores, cheiros, sons e nos misturamos novamente naquele coquetel que nos cerca desde que chegamos.
Enquanto incineram um corpo, as pessoas tomam banho ao lado delas.
Estamos assistindo e as pessoas seguem suas vidas, sem sequer olhar para nós.
Vida e morte. Tudo em um e ao mesmo tempo tão separados que nunca se tocam.
E o que mais me surpreende é que nada aconteceu dentro de mim.
Estou apenas curioso sobre a falta de conhecimento do que estou vendo.
Não sinto mais nada, não há tristeza, não há aquela sensação de "dor" que eu pensava que teria ao testemunhar essa imagem.
Talvez seja isso que a morte significa ... o fim de algo para começar algo novo. E é por isso que você não precisa sentir dor.
E talvez apenas isso possa ser entendido aqui, em Manikarnika Ghat, nas margens do Ganges, em Varanasi.
Depois de um tempo, voltamos para o Dasaswamedh Gath, sem falar, sem nos olhar, mas primeiro damos uma última olhada ... as pilhas de madeira são enormes.

Varanasi Ghats

Com o corpo e a mente ainda pensando no que acabamos de ver, chegamos depois de 15 minutos das 7 ao Ghat da cerimônia.
Aqui tentamos tomar um bom lugar e estamos prontos para aproveitar a cerimônia.

Dasaswamedh Ghat

A cerimônia começa, Dasaswamedh Ghat

Ambiente na margem do Ganges em Dasaswamedh Ghat

Detalhes em Dasaswamedh Ghat

São quase 8h30 da tarde, então vamos jantar no Restaurante Dolphin em Varanasi.
Depois de subir algumas escadas sem fim e terminar de suar tudo o que não tínhamos suado, finalmente chegamos ao Restaurante Rooftop.
Comemos alguns pratos de massa e algumas batatas fritas, além de dois refrigerantes por 400 rúpias.
Com esta refeição, amortizamos um pouco a despesa deste meio-dia ... que deixamos o orçamento 🙂
Às 22 horas, estamos entrando no The Gateway Hotel Ganges, quase sem digerir tudo o que vimos e vivemos. Agora temos que descansar.
Amanhã nos encontraremos às 4h45 com Naresh, que nos levará para um passeio de barco no Ganges ao amanhecer.
Boa noite Índia!!

Dia 20