Lagoa da geleira de Jökulsárlón

Dia 6: HOF - LAGUNA GLACIAR JÖKULSÁRLÓN - LAGUNA GLACIAR FJALLSÁRLÓN - PARQUE NACIONAL SKAFTAFELL: Svartifoss (Cachoeira Negra) - NÚPSSTAÐUR - MÝRDALSSANDUR - KIRKUBÆJARKLAUSTUR: VIKJUGOLF

Hoje, às 6 da manhã, o alarme soa e às 7h30 já temos o carro carregado e estamos comendo salmão fresco na sala de café da manhã do Hof 1 Hotel. Esta é a vida e mais sabendo que em alguns minutos estaremos em um dos lugares mais especiais da Islândia: Lagoa da geleira de Jökulsárlón.
Observamos o tempo várias vezes on-line e, durante o café da manhã, reestruturamos um pouco o planejamento de hoje, acrescentando um pouco as coisas que paramos de fazer ontem devido ao mau tempo depois de caminhar pela geleira Mýrdalsjökull e acrescentando o que havíamos planejado hoje. .

A primeira coisa que verificamos é a webcam que está Lagoa da geleira de Jökulsárlóno famoso lagoa de gelo, que temos a apenas 30 quilômetros do hotel. Vemos que o tempo está muito claro, por isso decidimos ir primeiro para lá, para garantir o bom tempo e depois voltar os 130 quilômetros ou mais, para visitar os lugares que estavam pendentes ontem.
Hoje temos os dedos cruzados para o bom tempo, algo aqui em Islândia É bastante imprevisível.
Poucos minutos antes das 8 da manhã, já estamos no carro alugado na Islândia, com o nosso CityMaps2Go conectado à primeira parada do dia e uma das cerejas da viagem à Islândia, Lagoa da geleira de Jökulsárlón.

Paisagens da Islândia

À medida que nos aproximamos, a vista das geleiras fica mais incrível e mais nesses momentos em que temos que reduzir a velocidade que carregamos no carro por causa do vento que faz o carro balançar algumas vezes .
Em cerca de 30 minutos, chegamos a um dos lugares mais incríveis que já vimos:Lagoa da geleira de Jökulsárlón. Ao percorrermos os poucos metros que nos levam ao estacionamento da lagoa, vestimos nossas jaquetas e chapéus, parecendo que o tempo está chegando. Estamos ansiosos por ter este lugar à nossa frente que sonhamos em tantas ocasiões.

Lagoa da geleira de Jökulsárlón

É definitivamente o mais impressionante que já vimos. Infinidade de icebergs flutuantes que, tanto quanto imaginávamos, nos surpreendem.

Os icebergs estão saindo destacando-se de Breiðamerkurjökull, uma filial do Vatnajökull, colidindo com a água e viajando para o Oceano Atlântico.
Eles dizem que podem passar até 5 anos flutuando nesta lagoa de 18 km2, caindo aos pedaços, congelando novamente e ocasionalmente caindo na água.

Reserve os melhores passeios e excursões em espanhol e inglês na Islândia pelos viajantes:

- Costa sul e cachoeiras na Islândia
- Cachoeiras da costa sul e lago glacial em 2 dias
- Aventura de moto de neve no sul da Islândia
- Passeio de quadriciclo na costa sul da Islândia
- Etapas do Tour dos Tronos

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Daqui, descem o rio Jökulsá, o mais baixo da Islândia, até chegarem ao mar.

Lagoa Glacial de Jökulsárlón

E há selos! Nunca o ouvimos ou lemos, e há muitos. Quanto mais olhamos, mais nos vemos perdidos entre os inúmeros blocos de gelo.
Não admira que eles digam que no mínimo você precisa gastar 2 horas em Lagoa da geleira de Jökulsárlón. Quando percebemos, vemos que dedicamos esses 60 minutos para percorrer a lagoa de todos os ângulos possíveis para obter todas as perspectivas.
São dez horas da manhã quando vemos que é hora de voltar para o carro, embora seja o que menos queremos no momento, pois ficaríamos aqui o dia todo.
É neste momento que decidimos que esta tarde, por mais que seja, voltaremos aqui para desfrutar de uma das paisagens mais espetaculares que tivemos a sorte de ter diante de nós.
Antes de continuar para o próximo ponto do dia, fazemos várias paradas em diferentes estacionamentos que estão na estrada para ter outras perspectivas de Lagoa da geleira de Jökulsárlón.
A poucos metros da estrada, vemos um pequeno indicador que leva a outro ponto importante da área, o Lagoa Glacial de Fjallsárlón, outra lagoa, não tão impressionante quanto Jökulsárlón, mas vale a pena dedicar alguns minutos e geralmente não há quase ninguém.
Como sabemos que o acesso não é totalmente fácil por ter que atravessar uma estrada esburacada, escolhemos deixar a visita para esta tarde quando voltarmos de Vik.
Após 20 minutos na área dos diferentes pontos de vista, abrimos caminho para Parque Nacional Skaftafell que é de 50 quilômetros ou mais a partir de Lagoa da geleira de Jökulsárlón e onde levamos cerca de 45 minutos para chegar.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

Às 11 da manhã, estacionamos no estacionamento principal do parque e, depois de passar pelo Centro de Visitantes, seguiremos em frente pelo caminho que em pouco menos de 2 quilômetros nos levará ao famosa cachoeira preta da Islândia ou Svartifoss.
A primeira parte da trilha é bastante íngreme e atravessa a vegetação e as vistas da planície com vista para o mar.
Demora cerca de 20 minutos para chegar à segunda parte e é quando estamos bem na frente de Svartifoss.

Em frente a Svartifoss no Parque Nacional Skaftafell

A partir deste ponto, todo o caminho é baixo e à medida que nos aproximamos do cachoeira preta da Islândia, mais pessoas vêem acumuladas na base, onde colocaram algumas cordas para impedir a passagem.

Svartifoss no Parque Nacional Skaftafell

Aqui nos divertimos muito desfrutando desse espetáculo da natureza, embora tenhamos que dizer que achamos que teria mais fluxo e que colunas de basalto seriam mais marcadas, muito semelhantes às que encontramos na Calçada dos Gigantes, na Irlanda.
Sem dúvida, se você estiver na área, não se esqueça de vê-lo, mas se precisar fazer muitas transferências para chegar lá, talvez seja uma visita "dispensável" em nossa opinião.
Às 12 horas da manhã, começamos a descer e, depois de 20 minutos, estamos novamente no Centro de Visitantes, onde pretendemos comer, embora no momento vejamos as filas que desistimos e preferimos recorrer a um piquenique de improviso no carro.
Ao meio-dia terminamos de comer e, com um sol incrível, começamos a desfazer a estrada que fizemos ontem na chuva, com uma primeira parada em Núpsstaður, onde chegamos a 30 quilômetros de distância, pouco antes das 13h30 e como Supomos que o encontramos fechado, já que nos últimos tempos foi fechado ao público. Portanto, temos que nos contentar com vistas de longe.

Núpsstaður

Núpsstaður é uma fazenda gramada em que seus edifícios datam do s. XIX. Na área há uma capela idílica, uma das últimas igrejas de turfa na Islândia.
Depois de alguns minutos na área, voltamos para o carro e começamos a atravessar paisagens, que com um céu azul e 16 graus são incríveis, totalmente diferentes da percepção de ontem, quando as vimos na chuva.
Essa é uma das grandes vantagens de ir de carro; você pode voltar sempre que quiser - mesmo que isso signifique fazer o dobro de quilômetros.

Paisagens da Islândia

A partir daqui, continuamos a Kirkjubæjarklaustur, a 23 quilômetros de Núpsstaður desfrutando de vistas espetaculares de paisagens que nos lembram por que a Islândia é um destino tão incrível.

Pouco antes das 14h, chegamos a Kirkjubæjarklaustur onde está localizado Kirkjugólf. Estacionamos no posto de gasolina N1 e logo atrás encontramos os painéis de informações, que indicam que logo atrás deles temos que subir uma pequena escada que atravessa uma cerca que nos levará por um caminho de cerca de 400 metros para "o chão da igreja" ou Kirkjugólf.

Kirkjugólf em Kirkjubæjarklaustur

Durante as erupções devastadoras do Laki no final do s. XVIII, esta área sofreu muito e a oeste de Kirkjubæjarklaustur Você ainda pode ver as ruínas das fazendas abandonadas ou destruídas pela lava.
As colunas de basalto de Kirkjugólf, alisados ​​e cimentados com musgo, no passado podiam ser confundidos com o chão de uma igreja, em vez de atribuídos a uma obra da natureza, daí o apelido "chão da igreja".
Sem dúvida, uma parada obrigatória se você passar por esta área, devido à curiosidade deste treinamento.
Antes de pegar o carro novamente, aproveitamos a oportunidade para parar na lanchonete do posto de gasolina e beber alguns cafés por 500 ISK que nos deixam como novos e nos carregam energia para continuar aproveitando esse dia ensolarado, o que nos lembra o destino que Sempre temos tempo em todas as nossas viagens, embora, neste caso, o dia, apesar de ensolarado, faça muito vento.
A partir daqui, conectamos novamente o nosso CityMaps2Go para Vik embora antes de pararmos novamente. Desta vez, nas lavagens de lava e musgo que estão na estrada e que nos chamaram a atenção ontem, apesar de vê-las na chuva.
Paisagens incríveis e histórias surpreendentes que se escondem sob esse musgo e essa lava com as formas mais incríveis que você pode imaginar.
Estamos atravessando Mýrdalssandur, uma vasta região de sedimentos de lava negra a leste de Vik que se formou após as erupções de Katla.

Paisagens incríveis em Mýrdalssandur

Mýrdalssandur

Depois de atravessar Mýrdalssandur, passamos por Eldhraun, onde podemos ver os vestígios da grande erupção na fissura de Laki.

Lava em Eldhraun

Chegamos a Vik Poucos minutos antes das 16h, vamos diretamente para a área dos penhascos em frente à Igreja, de onde você tem as melhores vistas da cidade com a igreja ao fundo.

Paisagens de Vik

A essa hora da tarde, a temperatura subiu para 17 graus e começamos a perceber que temos roupas sobrando, por isso precisamos nos livrar das jaquetas e seguir para o próximo ponto do dia, outra das paisagens de cartões postais da Islândia.
Voltamos ao carro e continuamos um pouco pela estrada 1 até o desvio que indica Reinashara, que é a famosa praia negra de Vik.
A partir daqui, temos alguns vistas excepcionais das falésias dogherty visitamos ontem e os "trolls" de Vik.

Vistas de Dogherty Cliffs a partir de Vik Black Beach

O praia negra de Vik É uma área incrível que esperávamos conhecer e para a qual tivemos a grande sorte de poder voltar com o sol.

Vik Black Beach

Caminhamos pela praia por mais de 45 minutos coletando algumas pedras que serão uma das nossas melhores lembranças na Islândia.

Colunas na praia negra de Vik

Teríamos ficado aqui por várias horas, mas ter que chegar antes das 21h em Hofn, que é onde ficaremos hoje, nos faz ter que sair já baleados, se quisermos chegar a tempo.
A idéia é também parar novamente em Lagoa da geleira de Jökulsárlón e vá para o Lagoa Glacial de Fjallsárlón e aproveite um pouco mais desse espetáculo da natureza. Mas Vik está a 140 quilômetros de distância, então não podemos divertir muito mais.
Nós vamos e chegamos ao entrada da Lagoa Glacial de Fjallsárlón às 20 horas, onde depois de viajar por 20 minutos uma estrada esburacada (que não recomendamos entrar se chove), temos à nossa frente a segunda lagoa glacial do dia.
Incrível ter a geleira tão perto. 100% recomendado.

Lagoa Glacial de Fjallsárlón

Embora agora não passemos todo o tempo que gostaríamos primeiro por causa da falta de tempo e segundo, porque o vento é tão intenso que gruda como facas e pelo frio, embora esteja ensolarado, é exagerado.
A partir daqui, continuamos a Jökulsárlón, que fica a 10 km de Fjallsárlón e a primeira coisa que fazemos é ir à lanchonete para conectar-se ao wifi e ver onde exatamente está nossa acomodação hoje e, acima de tudo, ligar para dizer que chegaremos depois das 9 da noite. No final, nosso tempo foi perdido e levamos mais tempo do que o esperado.
Embora também tenhamos em mente que adicionamos metade do planejamento das coisas que tínhamos que ver ontem mais tudo hoje.
Enquanto procurávamos a localização do nosso hotel, tivemos uma grande surpresa e ficamos confusos com as acomodações de hoje! Nós pensamos que tínhamos em Hofn e acontece que temos apenas 10 minutos de Jökulsárlón Então, hoje à noite chegaremos muito antes e o melhor de tudo: amanhã, podemos voltar logo pela manhã para aproveitar novamente esse incrível canto da Islândia.
A imagem que ele nos dá Lagoa da geleira de Jökulsárlón Com a queda do sol, é inesquecível e totalmente espetacular. Daqueles que nunca esquecem.

Pôr do sol em Jökulsárlón

E com a sensação de ter vivido um momento único, chegamos à nossa casa de hóspedes, o Gerði em Suðursveit, às 21h. Pontual como Cinderela.
Deixamos as malas correndo e fomos jantar em frente à pousada para o restaurante do Museu.
Hoje já dissemos o suficiente para piqueniques improvisados ​​e mais quando amanhã de manhã não tivermos café da manhã incluído no preço do quarto.
Pedimos um prato de peixe local e um de cordeiro, além de água e bolo de chocolate por 8500 ISK.

Jantar na Islândia

Tudo ótimo e não dizemos isso porque não comemos bem por alguns dias, se não por que tudo era para chupar seus dedos.
Agora é hora de voltar para a Guesthouse e sonhar com icebergs ...

Pôr do sol em Jökulsárlón

Vik Black Beach

Dia 7: LAGUNA GLACIAR JÖKULSÁRLÓN - LAGUNA GLACIAR FJALLSÁRLÓN - FIORDOS ORIENTAIS: DJÚPIVOGUR - BERUFJÖRÐUR - EGILSSTAÐIR - SEYÐISFJÖRÐURS