O que ver e fazer em Santorini

Pin
Send
Share
Send

Neste post sobre o que ver em Santorini, assim como fizemos com o que dedicamos ao que ver em Míconos, o que ver em Naxos e o que ver em Paros, queremos fazer um resumo de todos os detalhes e aspectos que acreditamos serem mais importantes e é preciso levar em conta que, para viajar a Santorini, uma das melhores ilhas gregas, além de uma das mais visitadas e turísticas, que apesar das primeiras dúvidas, acabou sendo um dos lugares favoritos dessa viagem à Grécia em 32 dias .

Depois de quatro dias completos, mais os dias de transferências e, como fizemos nas ilhas anteriores, preferimos fazer uma única postagem, em vez de um dia a dia, para coletar todos os dados para organizar a viagem. Para Santorini e acima de tudo, aproveite ao máximo um dos lugares para ver na Grécia essencial.

O que fazer em Santorini

Como ir a Santorini

Balsa: Uma das maneiras mais apropriadas e mais usadas para chegar a Santorini, seja de Atenas ou de outra ilha, é sem dúvida a balsa.
No nosso caso, ao fazer essa transferência de outra ilha, pegamos uma balsa de Paros para Santorini, com a qual você pode fazer essa viagem entre 2-3 horas, dependendo da balsa que reservar, por cerca de 60 euros por pessoa e 50 euros o carro de aluguel na Grécia, caso você viaje com esse tipo de transporte.
Lembre-se de que você pode reservar a balsa pelas ilhas gregas aqui, considerando que os preços variam muito, dependendo da hora, do tipo de balsa que você escolher e até da programação que escolher.

Ferry para Santorini

- Avião: Outra opção para viajar para Santorini está voando para o seu aeroporto. Assim como em Míconos, nesse caso, você pode encontrar voos diretos, pelo que pode ser uma ótima opção, considerando também que os preços geralmente são muito baixos, não excedendo 50 euros por pessoa em muitas ocasiões.
- Excursão / passeio: embora você possa chegar a Santorini perfeitamente de graça, se você quiser saber mais sobre a ilha, pode reservar este refúgio em Santorini por 2 ou mais dias, este refúgio de 4 dias para Míconos e Santorini ou este cruzeiro pelas Ilhas Egeias .
Se você deseja fazer a transferência de Atenas, recomendamos que você leia este post sobre como ir de Atenas a Santorini.


Ferry para Santorini

Como mencionamos anteriormente, uma das melhores opções para viajar para Santorini, especialmente se você estiver em outra ilha, de acordo com a nossa experiência nesta Grécia de graça, é sem dúvida optar pelo ferry pelas ilhas gregas.
Você pode encontrar muito mais informações sobre essa transferência específica no post que escrevemos sobre a balsa de Paros para Míconos ou como ir de Míconos para Santorini.

Lembre-se de que, se você chegar a Santorini de balsa, chegará ao novo porto de Fira, um dos locais mais famosos da ilha. Portanto, se você não tiver um carro alugado em Santorini para ir ao seu alojamento ou se deslocar pela ilha, Você pode gerenciá-lo diretamente aqui, em uma das instalações, ou pegar o ônibus ou táxi para levá-lo ao seu alojamento e, uma vez lá, avaliar as diferentes opções existentes nas localidades.

Como ir a Santorini

Melhor época para viajar para Santorini

Como no resto das ilhas que visitamos nesta viagem, de acordo com a nossa experiência, a melhor época para viajar para Santorini inclui primavera e outono, além dos meses de junho, julho e agosto, levando em consideração que esses Estes últimos já estão incluídos na alta temporada; portanto, além de encontrar a ilha mais movimentada, qualquer tipo de serviço costuma ser muito mais caro.

Levando isso em consideração, é interessante que você venha no verão, reserve com antecedência, tanto o alojamento em Paros quanto o aluguel de carro e até a balsa, pois durante esses meses a disponibilidade geralmente é mais limitada.

Eu ouvi em Santorini

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Grécia

- 10 lugares essenciais para ver na Grécia
- As melhores dicas para viajar para a Grécia
- As 10 melhores ilhas gregas
- 10 dicas para viajar para as ilhas gregas

Quantos dias são necessários para conhecer Santorini

Tendo em conta todos lugares para ver em Santorini e as coisas que devem ser feitas, recomendamos que você dedique à ilha cerca de 3-4 dias no mínimo, para poder aproveitá-la e, acima de tudo, vivê-la com alguma tranquilidade, algo que acreditamos ser muito necessário, pois geralmente é muito movimentado e é apreciado ter algumas horas de tranquilidade.
Se você tiver esse tempo, também poderá fazer o trekking de Fira a Oía e o Rock Skaros, em Imerogivli, dois passeios que acreditamos mostrar uma outra perspectiva da ilha, menos cheia, mas tão incrível quanto incrível.

Vistas de Oía

Melhor hotel em Santorini. Onde eu fico?

Algo a ter em mente ao organizar uma viagem à ilha grega mais famosa é o lugar para ficar, pois, embora as distâncias sejam curtas, estando em um lugar ou outro, pode ser decisivo ao visitar e conheça os lugares para visitar em Santorini.
Dito isto, algo importante é estar ciente de que a maioria das acomodações em Santorini tem preços altos, especialmente se você estiver procurando por opções com vista para a caldeira. É por esse motivo que, especialmente se você estiver viajando na alta temporada, reserve com antecedência, para evitar excedentes de custos.

- Firostefani: Esta pequena vila, ao lado de Fira, é uma das melhores opções para se hospedar em Santorini, pois além de ter muitos serviços de catering, a preços diferentes, você pode encontrar acomodações com muito boa qualidade- preço.
No nosso caso, ficamos no Gaby Apartments, com uma excelente localização, ao lado da famosa igreja ortodoxa grega da cúpula azul, que é uma das grandes atrações do hotel.

Acomodações em Firostefani

Gaby Apartments Terrace

- Fira: Outra das áreas mais procuradas como acomodações em Santorini é Fira. Ao lado da anterior, essa seria outra das opções de preço mais ajustadas, abaixo de Oía, que geralmente é a mais alta.
Em nossa experiência, se você tem carro, ficar em Fira ou Firostefani também é mais ajustado em preço, mais silencioso, já que Oía costuma estar bastante cheia, pois é a parada para todos os viajantes e passageiros de cruzeiros que chegam à ilha.

Alojamentos em Fira

- Oía: sem dúvida, o local mais importante e mais caro de Santorini. No nosso caso, acreditamos que, a menos que você goste da acomodação, não é necessário gastar os preços altos que essas acomodações costumam ter, principalmente na alta temporada.
Em Fira ou Firostefani, você pode encontrar excelentes opções com vistas para a Caldera, a preços mais baixos, embora logicamente e independentemente disso, é melhor olhar para as opções, pois sempre pode haver alguma oferta ou opção que se adapte ao que você está procurando.

Alojamentos em Oía

Outra opção em Santorini é optar por ficar em um apartamento AirBnb, com excelentes opções, especialmente na área de Oía, onde você tem um desconto de 35 euros nesse link.

Aluguel de carros em Santorini

Embora em Santorini, como no resto das ilhas, haja transporte público e, neste caso, muito ajustado no preço, alugar um carro é sem dúvida um sucesso, pois dessa forma você pode desfrutar de total liberdade de horários e movimentos.
Além disso, como no resto das ilhas, você pode optar por uma motocicleta ou um quadriciclo, opções muito estendidas nas ilhas gregas que também podem ser uma alternativa muito boa.

Estradas de Santorini

Ônibus em Santorini

Em Santorini, tivemos a experiência de usar o ônibus público, fazendo a viagem de Oía para Firostefani, depois de fazer o trekking e temos que dizer que é uma opção muito válida, tanto pelo preço quanto pela quantidade de viagens que ele cobre.
A única coisa ruim é que na alta temporada, em lugares como Oía ou Fira, você pode ter que esperar muito tempo, pois os ônibus costumam encher com muita facilidade.

Ônibus de Santorini

Horários de ônibus de Santorini

O que ver em Santorini na Grécia

Embora mais tarde deixaremos várias rotas recomendadas por Santorini, dependendo dos dias em que você conhecer a ilha, antes de desejar deixar uma seleção de coisas para ver e fazer em Santorini, para que você possa conhecer esta ilha incrível, conhecendo vários detalhes, para torná-la mais confortável e, acima de tudo, ideal.

Eu ouvi

O ponto de encontro de todos os viajantes que chegam a Santorini, Oía, conhecido como Pano Meria pelos habitantes locais, tornou-se nos últimos anos um local menos tranquilo do que o esperado, devido à proliferação de acomodações, considerada os melhores pores do sol do mundo e a atual moda do Instagram, que tem como alvo as cúpulas azuis que pontilham os penhascos, como objetivo de muitas de suas fotos.

Eu ouvi

Construído na encosta do penhasco, com vistas incríveis da Caldera, é obrigatório caminhar pelas ruas, pois é nelas onde se encontra a principal atração da cidade, cada vez mais saturada de restaurantes e lojas, que convivem com muitos de suas casas, escavadas em rocha, que hoje se transformaram em acomodações de luxo, nas quais você não pode perder o pequeno terraço com piscina de água azul, que compete em beleza com as águas da Caldera, no horizonte .

Rua principal de Oía

Embora, como dissemos, o melhor de Oía seja se perder nas ruas, procurando cantos e pequenas lojas, temos certeza de que você também desejará tirar uma foto típica na qual saem as cúpulas azuis características das igrejas ortodoxas gregas que pontilham o penhasco.
Antes de ir aos detalhes, diga-lhe que o acesso a essas igrejas é proibido, bem como subir aos telhados ou cúpulas. Em muitos casos, para alcançá-los, você precisa passar por áreas privadas, até pular paredes ou portas de acesso. Na maioria deles, você verá que existem vários cartéis de proibição, pois chegamos a um ponto em que a foto tem mais valor do que educação ou segurança; portanto, mesmo em alguns dos pontos mais famosos, agora existem pessoas garantindo que ninguém entre no acesso restrito, seja por privacidade ou por segurança.
Se, apesar disso, você quer tirar uma foto, o que fizemos foi muito em breve, às 6 da manhã, já que queríamos conhecer Oía sem pessoas e esperar na área das cúpulas, nas quais você não pode passar, para Algum proprietário passaria para pedir permissão para tirar uma foto.
Nas duas vezes em que fizemos, eles nos deram sem problemas, pedindo para fechar as portas quando saímos. Pelo que vimos, é impossível começar das 8 às 9 da manhã, pois existem filas para tirar a foto, do lado de fora, porque a área já está protegida.

Eu ouvi

Oia blue domes

A primeira coisa que você deve saber é que existem 2 cúpulas azuis, que são as mais famoso e a maioria das fotos que você vê são iguais, mas de perspectivas diferentes. No primeiro, existem duas cúpulas e uma espécie de pequena torre sineira, também azul e, na outra perspectiva, são vistas as cúpulas azuis, com uma torre sineira rosa.
Deixamos-lhe a localização dos lugares perfeitos para ter ambas as vistas. Caso você não tenha muito claro, não se preocupe, já que a maioria dos viajantes vai, por isso você vai encontrar o ponto.

Mapa de localização para ver as cúpulas azuis

Nascer do sol em Oía

Cúpulas de Oía em Santorini

Castelo de Oía

Outro dos pontos mais conhecidos de Oía, especialmente ao pôr do sol, é o castelo, que você pode acessar depois de atravessar a rede de ruas que parecem protegê-lo das aglomerações que geralmente se formam todos os dias quando chega a hora pôr do sol.
Se você chegar a essa hora do dia, recomendamos que você chegue aqui com cerca de 45 minutos de antecedência, pois muitas pessoas normalmente se concentram nesse ponto e saem cerca de 15 a 30 minutos depois que as pessoas começam a deixar o local.
Isso permitirá que você desfrute com mais tranquilidade e, o mais importante, não fique sobrecarregado, pois há dias em que parece impossível haver tantas pessoas em um único ponto de Santorini.

Castelo de Oía

Pôr do sol no castelo de Oía

Outra opção, se você perceber que o Castelo de Oía está muito lotado, é ficar na parte inferior, onde geralmente não há tantas pessoas e há mais espaço, além das trilhas ao redor.

Porto Velho de Oía

Além de visitar Oía, recomendamos que você vá ao antigo porto de Santorini, chamado Ommoudi, onde encontrará várias tabernas altamente recomendadas, além de alguns barcos de pesca, que nos lembram o passado desta bela cidade, que em 1956 foi devastada pelo vulcão e que Pouco a pouco, ele se recuperou para se mostrar como a vemos hoje.

Ommoudi

Se você vier a Oía de carro alugado, poderá chegar a Ammounia de carro, estacionando diretamente na área abaixo ou na estrada de acesso, no acostamento, onde costuma deixar carros, pois o estacionamento é muito pequeno para as pessoas que o visitam. Esta área de Oía.
Outra opção é descer (e subir) as 300 escadas que são da área do castelo de Oía que levam diretamente ao porto. Nesse caso, se você vier comer aqui, um dos lugares mais recomendados para fazer isso em Oía, lembre-se de que mais tarde você precisará subir para voltar à área de Oía.

Ommoudi

Neste ponto, gostaríamos de comentar que, como acontece em Fira, existem burros que fazem essa jornada subir e descer as escadas, para levar turistas. Embora entendamos que essa visão é muito pessoal, recomendamos que você não faça isso, tornando o turismo responsável, uma vez que os animais não devem realizar esse tipo de atividade.

Rodoviária de Oía

Embora entendamos que esse não é um ponto de interesse turístico, acreditamos que é conveniente localizá-lo (o deixamos no mapa abaixo), pois é o local onde o ônibus o deixará e você terá que levá-lo novamente.
Recomendamos que você verifique os horários e chegue de 15 a 20 minutos antes, especialmente na alta temporada, se você não quiser esperar 1 ou 2 ônibus, pois, especialmente nesta rota, ela geralmente fica cheia.
O preço é de 1,80 euros por pessoa para ir de Oía a Firostefani e a viagem é de aproximadamente 30 minutos.

Lembre-se também de que ao lado do Nikos Place Gril House, um dos restaurantes mais recomendados, tanto por qualidade quanto por preço, pois é incrivelmente barato estar em um dos lugares mais caros da Grécia.
No menu, há muitos pratos da cozinha grega tradicional e, como dizemos, todos com preços muito apertados. Pedimos um giroscópio de frango e um de kebab, cada um por três euros, além de uma grande garrafa de água, refrigerante e dois cafés por 14 euros.

Nikos Place Gril House

Pôr do sol em Oía

Um dos momentos mais incríveis que você pode viver em Oía é, sem dúvida, o pôr do sol. Embora você possa vê-lo de vários pontos, recomendamos que você faça isso na área do Castelo de Oía, que mencionamos anteriormente, ou na área do ponto de vista das cúpulas azuis, que, embora de outra perspectiva, tenham vistas incríveis.
Uma boa opção para assistir o pôr do sol, se você não tiver um carro, é reservar esta excursão para Fia a Oia.

Pôr do sol de Oía

Oía night

No dia em que você vir o pôr do sol em Oía, recomendamos que você estenda um pouco o dia e aproveite esta pequena cidade ao cair da noite, momento em que muitos dos lugares mais famosos da cidade estão desertos, para doar seu destaque para áreas de lazer.
Esse momento é perfeito para passear pela rede de ruas, enquanto a caldeira começa a chapinhar com as luzes dos barcos e o penhasco se transforma em uma árvore de Natal, com milhares de luzes das diferentes acomodações da região.

Oía night

Oía night

Firostefani

Outro dos lugares mais famosos de Santorini é a pequena vila de Firostefani, localizada ao lado de Fira. Conhecida por hospedar acomodações mais acessíveis, Firostefani também é o lugar onde você pode ver uma das imagens mais famosas de Santorini, a da Igreja Ortodoxa Grega, com a caldeira em segundo plano.
Esta igreja fica ao lado dos Apartamentos Gaby, onde ficamos em Santorini e que se tornou uma de nossas acomodações favoritas no mundo, pois possui uma das melhores vistas do mundo.

Firostefani

Fira

Conhecida por ser uma das paradas obrigatórias em Santorini, Fira também é um dos lugares favoritos para os viajantes, pois geralmente possui preços mais ajustados que Oía, além de ter vários locais de restauração.
Saiba mais sobre Firostefani e Fira, além de nossa rota proposta aqui.

Fira

Imerovigli

Esta pequena vila, localizada ao lado de Firostefani, é conhecida pela famosa caminhada de Skaros, após a qual você chegará a Ekklisia Theoskepasti, uma bela igreja, que diríamos, é o local mais incrível que já vimos.
Embora a vila não tenha muito o que fazer, apenas para o trekking, que não levará mais de uma hora, vale a pena fazer uma parada, pois é um dos lugares essenciais para ver em Santorini.
Falaremos sobre esse passeio mais tarde, na seção de coisas para fazer em Santorini.

Imerovigli

Pyrgos

Esta pequena cidade é uma parada perfeita em qualquer rota pelo interior de Santorini, para saber que outro aspecto mais local, que se perdeu de alguma forma em lugares como Oía ou Fira, se rendeu ao turismo, esquecendo de alguma forma que aspecto mais tradicional que ainda preserva cidades como Pyrgos.
Embora valha a pena passar algumas horas, se você visitou Naxos ou Paros, temos que dizer que esta pequena cidade não é tão atraente, embora seja verdade que é linda e vale a pena visitar.

Pyrgos


Pyrgos

Megalochori

Apenas a 2 km de carro de Pyrgos, encontramos esta pequena cidade também no interior de Santorini, que é altamente recomendável para visitar uma rota através de todos os pontos turísticos da ilha.
Como no resto das aldeias das ilhas gregas, recomendamos procurar o estacionamento sinalizado e geralmente na entrada da cidade, que é gratuita e, embora geralmente nos arredores, ainda esteja muito perto das principais atrações turísticas.

Megalochori

Megalochori

Akrotori

Esta pequena cidade de Santorini é outra visita recomendada se você vier a esta área da ilha, especialmente para combinar com a Praia Vermelha e com a visita ao antigo Akrotiri, o sítio arqueológico mais importante da ilha, que salva as distâncias , é conhecida como a Pompéia Grega, pois nela você verá os restos da cidade, que foi enterrada sob as cinzas após a erupção do vulcão de Santorini.
O preço do bilhete é de 12 euros por pessoa e você pode deixar o carro no estacionamento em frente, por 4 euros.
Se você não tiver um carro, poderá reservar este passeio de Fira com um guia em espanhol.

Akrotiri

Detalhes Akrotiri

Vothonas

Esta pequena cidade no interior da ilha de Santorini é conhecida por suas igrejas, que parecem escavadas na rocha, assim como suas casas. Embora, em nossa experiência, não ousássemos dizer que é essencial, acreditamos que se você estiver na área e tiver tempo, vale a pena fazer uma parada para descobrir essas aldeias tradicionais da ilha, que você não poderá ver na área de Ei

Vothonas

Empório

Ousaríamos dizer que Emporio é a cidade interior menos conhecida de Santorini e, no entanto, pelo menos para nós, foi a que mais gostamos.
Lembre-se de que você pode estacionar gratuitamente no centro da cidade, na praça principal, a partir da qual você pode continuar andando pelas ruas até chegar ao centro histórico, onde estão as casas tradicionais .

Empório

Empório

Se puder, não deixe de parar no To Kafenedaki tou Emboriou, um pequeno café onde você pode experimentar as melhores baklavas do mundo.

Farol de Akrotiri em Santorini

Em uma extremidade da ilha de Santorini, encontramos o farol Akrotiri, um lugar perfeito para apreciar o pôr do sol, embora, devido à falta de tempo, prefira fazê-lo de Fira, Firostefani e Oía.
Você pode chegar ao final da estrada de carro e depois caminhar cerca de 100 metros até o farol. Embora as vistas sejam realmente excelentes, acreditamos que elas valem muito mais a pena do que em um mirante pouco antes, a cerca de 500 metros, de onde você tem uma perspectiva completa da Caldera.

Farol de Akrotiri

Vistas do farol Akrotiri

Praias de Santorini

Outra atração e lugares para ver em Santorini são suas praias. Embora sem alcançar nível Dos que vimos em Naxos, Paros ou Míconos, acreditamos que, dependendo dos dias em que você visitar a ilha, eles podem fazer parte de um plano perfeito, combinando alguns deles com uma rota através de algumas das aldeias dentro da ilha.

Praia Vermelha

Poderíamos dizer que esta é a praia mais turística e mais conhecida em Santorini, além de ser a mais curiosa, por ser vermelha. Sim, você ouviu corretamente. A cor da areia é vermelha, assim como a parede que a protege, tornando-a uma imagem verdadeiramente única que contrasta com o azul de suas águas e que a tornou um dos lugares mais visitados de Santorini.

Praia Vermelha

De acordo com a nossa experiência, essa praia não é particularmente confortável para passar um dia inteiro, pois geralmente é muito desprotegida do vento, por isso recomendamos que você a veja, tome um banho e continue a rota dentro da ilha ou Para alguma outra praia.
A Praia Vermelha possui amplo estacionamento, no qual você pode estacionar gratuitamente e no qual há um serviço de bar, alguns metros antes de chegar e, no final, vários bares de praia onde você pode comprar fast-food e refrigerantes.
Lembre-se de que, embora o acesso à Praia Vermelha seja bastante fácil, você deve percorrer um caminho arenoso na seção final; portanto, se você usar chinelos, é importante ter cuidado, para evitar escorregar.

Red Beach Santorini

Khataros

Esta pequena praia localizada muito perto de Oía, a cerca de 2 km, é uma pequena praia de areia vulcânica negra que, apesar de sua localização tão próxima da movimentada Oía, geralmente não recebe muitas visitas, por isso pode ser perfeita passar um tempo. tarde ou algumas horas de praia.
No topo da praia, você encontrará um estacionamento gratuito onde você pode deixar o carro e seguir um caminho curto que corre ao lado de um bar, até descer a praia.

Khataros

Perissa

Esta praia de areia preta é outro dos lugares para ver em Santorini e uma de suas praias mais famosas, pois recebe um grande volume de jovens, que vêm para curtir esta área da ilha com uma atmosfera mais festiva que não conhecido Oía ou Fira.

Perissa

Kamari

A 13 quilômetros de carro de Perissa, já que você não pode cercar o penhasco, essa praia também é de areia preta, o que pode ser uma opção perfeita se você preferir fugir da Perissa às vezes lotada.

O que fazer em Santorini

Além de todos os lugares para ver em Santorini, dos quais falamos anteriormente, existem algumas atividades a serem feitas em Santorini que queremos destacar e que acreditamos serem um complemento perfeito para a visita às cidades e praias da ilha.

Caminhe de Firostefani até Fira

Este passeio, sobre o qual falamos quando mencionamos essas duas cidades pequenas, está no lugar da dúvida, um dos passeios que você não pode perder em Santorini.
Recomendamos que você faça isso de dia e de noite, pois você pode desfrutar de dois lugares totalmente diferentes, onde a noite parece vesti-los, à beira do penhasco e com vistas inesquecíveis da Caldera de Santorini.

Fira

Trekking de Fira para Oía

Conhecida por ser uma das caminhadas mais recomendadas em Santorini, se você tiver uma manhã, é uma das coisas a fazer em Santorini que você não pode perder. A rota recomendada é de Fira a Oía, na qual são percorridos aproximadamente 10 quilômetros, na fronteira com a caldeira com vistas espetaculares que, de tempos em tempos, são diminuídas pelas igrejas que você encontra ao longo do caminho.

Trekking de Fira para Oía

Trekking de Fira para Oía

Lembre-se de que o passeio pode ser feito em aproximadamente 2: 30h, embora a média, se você o faça com tranquilidade, seja de cerca de 4-5 horas, parando para tirar fotos, descansar e, acima de tudo, desfrutar de uma das coisas que Faça em Santorini mais recomendado.

Trekking de Fira para Oía

Trekking de Fira para Oía

Você verá que a rota passa por Imerogivli, onde fica a rocha Skaros, outro dos passeios mais famosos de Santorini, sobre os quais falaremos a seguir. Embora possa ser feito perfeitamente em conjunto com a caminhada de Fira a Oía, estendendo a rota por cerca de 2 a 3 quilômetros e uma hora ou mais de caminhada, sempre que houver tempo, recomendamos que você faça isso em duas manhãs, para poder desfrutar das duas caminhadas separadamente .

Trekking de Fira para Oía

Trekking de Fira para Oía

Se você estiver hospedado em Fira ou Firostefani, poderá voltar novamente de Oía de ônibus por 1,80 euros por pessoa. Os ônibus partem da praça principal da cidade, que você pode ver no mapa acima em uma viagem de aproximadamente 30 minutos, dependendo do tráfego.

Dicas para trekking de Fira a Oía

- A melhor recomendação que podemos dar para esse trekking de Fira a Oía é sair muito cedo pela manhã. Em nossa experiência, é melhor sair ao amanhecer, pois isso evitará as horas mais quentes.
- Lembre-se de que o caminho de Fira para Oía é de aproximadamente 10 quilômetros e levará cerca de 4-5 horas para facilitar. Se você quiser fazer isso com um ritmo acelerado, não levará mais de 3 horas para concluir todo o passeio.
- A estrada é muito acessível para qualquer pessoa com uma atitude física média, então você não deve se preocupar. Embora seja melhor usar um sapato fechado, se você usar chinelos, você não terá problemas, exceto por algumas seções nas quais a estrada é de areia e pedras, por isso pode ser irritante.

Trekking de Fira para Oía

Trekking de Fira para Oía

- Lembre-se de levar água e algo para comer, já que não há lugar para comprar de Imerogivli a Oía.
- Como mencionamos anteriormente, fizemos o Skaros trekking e isso separadamente, pois acreditamos que é uma maneira muito mais descansada de ver os dois lugares, embora, como dissemos, possamos fazer as duas coisas perfeitamente no mesmo dia, dedicando mais uma hora.

Trekking de Fira para Oía

Trekking Skaros em Imerogivli

Outro dos passeios mais famosos de Santorini é o que acontece em Imerogivli e leva você à impressionante Ekklisia Theoskepasti, uma igreja que aparece de surpresa, já que não é visível até que você a alcance e é uma das que você pode ver em Santorini mais incrível.
Como na anterior, recomendamos que você inicie a caminhada o mais rápido possível, pois quando o sol aperta a rota, fica mais complicado, especialmente o lance de escadas, que você terá que subir novamente para voltar a Imerovigli após fazer fronteira com a rocha.

Trekking Skaros em Imerogivli

Trekking Skaros em Imerogivli

Levar em conta que é uma estrada muito fácil, apenas cansada pelo lance de escadas, para que possa ser executada perfeitamente em chinelos, tendo cuidado apenas na última seção, que é mais escorregadia.
Quando chegar à base de Skaros, lembre-se de que existem duas maneiras de chegar à igreja; subindo as escadas que sobem às rochas e que parecem perfeitas quando você se aproxima ou circunda a rocha, cruzando um caminho que, embora pareça estreito à distância, é perfeitamente viável fazê-lo mesmo com vertigem.
No nosso caso, subimos as escadas e contornamos a rocha, uma opção perfeita para apreciar as duas perspectivas, que acreditamos serem as mais bem-sucedidas.

Trekking Skaros em Imerogivli

Embora as vistas sejam impressionantes durante todo o passeio, sem dúvida o mais espetacular é chegar a Ekklisia Theoskepasti, uma das igrejas mais incríveis da ilha, que se tornou pelo menos para nós, um dos lugares para ver em Santorini mais impressionante.

Ekklisia Theoskepasti

Ekklisia Theoskepasti

Você provavelmente vê pessoas tentando alcançar a área mais alta da rocha, não tentamos, mas pelo que vimos, tendo que praticamente escalar e sem proteção, é algo que não recomendamos, a menos que você tenha experiência e acima de tudo, não tem vertigem.
A caminhada pode levar cerca de uma hora e meia, levando você ou com muita tranquilidade.
Como mencionamos anteriormente, há muitas pessoas que fazem essa caminhada juntamente com a famosa caminhada que vai de Fira a Oía, embora seja recomendável que você tenha alguns dias, faça-o separadamente, pois dessa forma você pode fazê-lo com mais tranquilidade.

Ekklisia Theoskepasti

Pores do sol em Santorini

Outra das coisas para ver e fazer em Santorini, que você não pode perder, são o pôr do sol e não é em vão, eles dizem que são alguns dos melhores do mundo, especialmente aqueles que vivem em Oía todos os dias do ano.
Deixamos a você o que são para nós as três melhores opções que, com certeza, não irão decepcioná-lo. Você pode ver os dados de cada um deles na explicação que demos anteriormente sobre o local.

Pôr do sol em Firostefani

Pôr do sol sobre Fira

Pôr do sol em Oía

Rotas por Santorini

A coisa mais importante para organizar uma rota por Santorini é saber quantos dias são necessários ou seriam adequados para desfrutar de uma maneira descontraída dos lugares para ver em Santorini. Como mencionamos anteriormente, de acordo com a nossa experiência, recomendamos 2-3 dias para combinar uma rota cultural e também relaxante, para intercalar alguma visita a aldeias do interior, com um dia na praia, além de uma visita descontraída a a incrível Oía.
Si no es posible contar con 3 días, con dos jornadas también puedes ver lo más importante e interesante de la isla, centrándote en Fira y Oía, además de alguna de las playas más famosas.

Ruta de 1 día por Santorini

Si tu viaje a Santorini es de únicamente un día, te recomendamos centrarte en Oía, pudiendo incluir en este día una escapada a Fira o a la Playa Roja, ubicada muy cerca de la primera.

Ruta de 2 días por Santorini

Si dispones de dos días en Santorini, te aconsejamos hacer una visita a Oía y Fira para la segunda jornada, dedicarla a hacer una ruta por los pueblos del interior de Santorini, incluida alguna de sus playas más famosas.
En caso de que quieras hacer el trekking de Fira a Oía, podrías hacerlo la segunda jornada y aprovechar para conocer Oía después del trekking o ir por la tarde a visitar alguno de los pueblos del interior de la isla.

Ruta de 3 días por Santorini

Si cuentas con 3 días, dedicaríamos el primero a conocer Oía y Fira, para las mañanas del segundo y tercer día, hacer las caminatas de Fira a Oía y la de Skaros en Imerogivli y por las tardes, aprovechar para hacer alguna ruta por el interior de la isla, combinándola con alguna playa.

Oía

Mejores tours/excursiones en la isla de Santorini

Aunque se puede visitar perfectamente la isla y conocer todos los lugares que ver en Santorini por libre, si quieres conocer más de la isla y su historia, puedes optar por alguna de las siguientes excursiones:
- Tour de Santorini al completo
- Excursión a Akrotiri, Playa Roja y Oia
- Paseo en barco por la Caldera
- Paseo en barco al atardecer con barbacoa
- Paseo en velero + Ruta del vino

Mejores tours/excursiones para viajar a Santorini

Tal y como explicamos en post anteriores, es perfectamente factible visitar cualquier isla griega por libre, ya sea viajando en ferry o en avión, pero si estás en Atenas o en cualquier otra isla y quieres conocer más de Santorini y su historia, puedes optar por cualquiera de estas excursiones para viajar a Santorini:
- Escapada a Santorini de 2 o más días
- Escapada de 4 días a Mykonos y Santorini
- Crucero por las islas del Egeo
- Excursión a Santorini desde Naxos
- Excursión a Santorini desde Paros

Oía

Oía

Consejos para viajar a Santorini

- Algo importante, sobre todo en el momento de escoger alojamiento, es diferenciar entre Fira y Firostefani, ya que son lugares diferentes aunque están prácticamente conectados uno del otro, al estar pegados.
- Si quieres disfrutar de Oía sin gente, uno de los lugares que ver en Santorini imprescindibles, te recomendamos empezar a recorrerla sobre las 6-6:30 de la mañana, ya que de esta forma contarás con aproximadamente 2 horas hasta que empiecen a llegar la mayoría de turistas.
- Ten en cuenta que actualmente está prohibido subirse a los tejados y muchos de los caminos o senderos de escaleras que hay en Oía o Fira son propiedad privada. En algunos hay cárteles, pero en otros se deja a suposición. Intenta ser responsable y no acceder a los lugares en los que esté indicado que está prohibido, por mucho que veas a turistas hacerlo.

Oía

- En Santorini merece especial mención la estructura que tienen los pueblos costeros y es que la mayoría de ellos se han formado alrededor de la carretera principal, que es la que bordea la costa, encontrándote los alojamientos en la zona que da a la caldera y las tiendas en la zona interior.
- Si buscas alojamientos económicos, lo mejor es buscarlos al borde de carretera o saliendo del núcleo principal de la localidad, ya que ahí también es donde se ubican las cafeterías, restaurantes y negocios más económicos.
- Aunque inicialmente Santorini pueda parecerte una isla muy cara, ya que hay alojamientos que fácilmente rondan los 1500 euros la noche, también puedes encontrar alojamientos muy buenos por 100-150 euros la noche, como Gaby Apartments, con unas vistas espectaculares a la Caldera.
- En el caso de los restaurantes, en Santorini es más difícil encontrar restaurantes ajustados de precio, aunque si te alejas de las zonas más turísticas, puedes encontrar locales a precios ajustados. Eso sí, te recomendamos pedir la carta, ya que en muchas ocasiones, la apariencia engaña.

Desayuno en Oía

- Ten en cuenta que si vas a conducir en Santorini, ya sea con un coche, una moto o un quad, las carreteras son bastante estrechas y en muchos tramos llenas de curvas, por lo que incluso aunque la conozcas, es importante conducir con precaución, sobre todo por la noche, ya que suelen estar poco iluminadas.

Restaurantes recomendados en Santorini

- Taverna Romántica: Esta taverna es uno de los restaurantes más recomendados de Fira y es especialista en pescados y marisco. Nosotros pedimos un plato combinado de pescado y marisco para dos personas por 50 euros, que más agua, vino y cafés quedó por 61 euros.
El producto muy bueno, lo único malo es el personal, que aunque muy agradable es insuficiente para el tamaño del restaurante, por lo que para comer, estando solos en el restaurante, ya que fuimos a las 5 de la tarde, después de llegar en el ferry de Paros a Santorini, estuvimos casi 3 horas.

Taverna Romántica

- Sunset Ammoudi: Este es uno de los restaurantes más recomendados del puerto viejo de Oía en el que además del producto, su máximo atractivo son las vistas espectaculares que puedes conseguir para comer o cenar, sobre todo si puedes coger alguna mesa en primera línea de mar.
Nosotros pedimos dos entrantes más dos platos principales, un pulpo secado al sol y unos calamares rellenos, más agua por 60,50 euros.

Comiendo en el Puerto Viejo

- Cacio e Pepe: Este restaurante italiano de Fira, ubicado en la carretera general, es una de las mejores opciones del lugar si quieres tomar una pasta realmente exquisita.
Nosotros pedimos una pasta al tartufo por 19,50 euros y una pasta pecorino por 14,50 euros, que están realmente espectaculares.

Cacio e Pepe

- Simos Taverna Firostefani: Este restaurante en Firostefani es uno de los más recomendados, tanto para comer como cenar en la zona. Aunque el local es bastante grande, suele llenarse sobre todo por la noche, por lo que es recomendable venir pronto o reservar para asegurarte poder tener una mesa disponible.
Nosotros pedimos dos entrantes, queso picante y ensalada de berenjena más un souvlaki de pollo y agua por 25 euros.

Simos Taverna Firostefani

- Falafeland: Este pequeño restaurante en Fira es uno de los mejores del pueblo y es conocido por su excelente falafel. Aunque tiene un par de mesas en las que puedes comer, lo más habitual es coger comida para llevar y hacer un picnic disfrutando de un increíble atardecer en Fira.
Nosotros pedimos un hummus, realmente espectacular y una caja Greek, que lleva falafel, ensalada griega, más baba ghannouj por 15 euros.

- Nikos Place Gril House: Este restaurante, ubicado justo al lado de la estación de autobuses de Oía, es uno de los restaurantes más recomendados, tanto por calidad como por precio, ya que es increíblemente barato para estar en uno de los lugares más caros de Grecia.
En la carta tienen bastantes platos de gastronomía tradicional griega y como decimos, todos con precios muy ajustados. Nosotros pedimos un gyro de pollo y uno de kebab, cada uno por tres euro más botella de agua grande, refresco y dos cafés por 14 euros.

Gyro en Oía

- Pelekanos:
Este restaurante es Oía es uno de los más recomendados de la isla, ya que tiene una terraza en la parte superior perfecta para ver en atardecer, además de un servicio excelente y un producto de calidad.
Nosotros pedimos una ensalada de berenjena, halloumi al grill, calamares y pulpo más agua y café por 52 euros.

Pelekanos

- To Kafenedaki tou Emboriou: Este pequeño café en la población de Emporio es uno de los locales más recomendados de Santorini. Si haces una visita a esta localidad, no dejes de hacer una parada aquí, ya que además de una atención super familiar, tienen uno de los mejores baklavas que hemos probado nunca.

Dia 32: Santorini - Barcelona. Resumo da viagem: Melhores fotos da Grécia

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: SANTORINI, GRÉCIA I VLOG: DICAS DO QUE FAZER NA ILHA. (Abril 2024).